• 14/05/2024
27 Dezembro 2021 às 18h33
Atualizada em 27/12/2021 às 18h33
Fonte de Informação: da Redação Cecília Calixto

Arcoense Marcus Vinícius é Campeão da etapa da Copa Internacional de Mountain Bike

Um esporte que tem crescido muito e ganhado destaque na cidade de Arcos é o ciclismo. Dia após dia mais pessoas se tornam adeptas ao esporte e com a prática, começam a surgir grandes atletas que levam o nome da cidade para várias competições pelo Brasil. 

Entre esses atletas está o arcoense Marcus Vinícius Rodrigues e Silva, que é empresário e tem 38 anos. Diferente dos atletas que iniciaram a pouco tempo, Marcus é um ciclista experiente, que pratica o esporte há 24 anos. Segundo ele, o seu amor pelo ciclismo vem desde quando era criança: “Desde criança gostei do contato com a bike, então me interessei pelas competições”, comentou.

Devido ao seu longo tempo no esporte e seu intenso treinamento, Marcus já consegue se destacar em grandes competições de ciclismo por todo o Brasil. Ele já participou de competições como: Copa Internacional Mountain Bike; Campeonato Brasileiro de XCO; Campeonato Mineiro XCO; Taça Brasil XCO; e a Ultramaratona Brasil Ride Espinhaço.   

 

Treinamento

Marcus Vinícius disse em entrevista ao Portal Arcos, que se dedica intensamente nos treinos, para conseguir atingir um alto resultado nas competições. Seu treinamento é todo planejado por seu treinador. Segundo ele, cada treino é elaborado de acordo com cada competição.

Para o seu treinamento e participação nas competições ele conta apenas com recursos próprio e de alguns parceiros, porém, não recebe incentivos do poder público.

 

Campeão da etapa da Copa Internacional de Mountain Bike

No dia 05 de dezembro Marcus Vinícius participou da Copa Internacional de Mountain Bike 2021, onde ele se consagrou Campeão da etapa e vice Campeão da Copa Internacional de Mountain Bike 2021. A competição aconteceu em Taubaté – SP.  

Para ele, foi a realização de um sonho poder ganhar esta competição.

Vencer a etapa da Copa Internacional foi a realização de um sonho como Atleta, pois, busco este resultado desde as primeiras copas internacionais que participei e só agora, com muita dedicação e disciplina, consegui está meta na última etapa 2021”.

 

 

Primeiro no Ranking Brasileiros e Mineiro de Croos Country Oímpico – Marcus Vinícius também ficou como 1º colocado no Ranking Brasileiro e Mineiro de Croos Country Oímpico. Ele exlicou que o Ranking Brasileiro e Mineiro são a somatória de pontos em todas as provas do calendário que são supervisionadas pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e a FMC (Federação Mineira de Ciclismo).

Com o somatório ele se tornou Campeão do Ranking Brasileiro com 510 pontos, sendo 30 pontos a mais do que o segundo colocado.

Para Marcus, estas conquistas foram importantes para que ele desse o próximo passo, de tentar conseguir títulos ainda maiores.

Saio motivado e com alvo ainda maior que agora é tirar a licença UCI (União Ciclística Internacional) para o Mundial de Máster que acontecerá em abril de 2022, na Argentina”.

Segundo Marcus Vinícius, um dos seus grandes sonhos é poder representar a cidade de Arcos e o Brasil no Campeonato Mundial e, quem sabe, voltar com uma medalha.

Entre os dias 14 e 18 de dezembvro, Marcus também participou da Ultramaratona Brasil Ride Espinhaçom que aconteceu na cidade de Conceição do Mato Dentro – MG, onde ele e um parceiro ficaram em terceiro lugar e terceira dupla das Américas, na categoria Elite.

 

Mais incentivos ao esporte

Ao final da entrevista perguntamos para Marcus sua opinião quanto a incentivos para o esporte do ciclismo em Arcos, por parte do governo público.

Em reposta, ele comentou que o Governo Municipal tem trazido competições para a cidade e tem melhorado a pista de XCO no Parque Aquático, porém, o incentivo poderia ser melhor quanto aos atletas.

Poderia ser melhor em relação a Atletas que são representantes da cidade de Arcos, que sempre levam o nome da cidade por onde estão competindo. Até conversei a respeito com algumas autoridades, que Arcos tem um pontencial enorme para denselvolver atletas e, para isso, precisamos de uma lei de ‘Bolsa Atleta Municipal’ que já vem sendo referência em várias outras cidades. Ela ajuda a cobrir os custos que são altos com relação a hospedagem, alimentação, viagem, inscrição e manutenção das Bikes”, comentou.

VEJA TAMBÉM

O dia em que Maria Eduarda foi uma policial

Menina de 5 anos que sonhava em ter festa de aniversário com o tema policial, realiza sonho e recebe visita de policiais militares.

16h46 13 Maio 2024