• 26/04/2024
01 Dezembro 2021 às 16h18
Atualizada em 01/12/2021 às 16h18

Governo de Arcos disponibiliza serviço que atesta a qualidade de carnes, laticínios e mel comercializados na cidade

As prateleiras de mercados e supermercados, e os freezers de supermercados e padarias possuem uma infinidade de produtos de marcas diversificadas. E para escolher qual deles deve ser levado para casa, o (a) consumidor (a) deve ficar atento (a) aos que possuem o selo ‘SIM’ (Serviço de Inspeção Municipal).

 

O selo é a garantia de que o produto foi fiscalizado, cumpre todas as exigências sanitárias e não vai colocar a sua saúde e de sua família em risco. A vistoria é feita pela Prefeitura de Arcos, por meio do Serviço de Inspeção Municipal, com o objetivo de oferecer alimentos de qualidade.

 

São alvo de fiscalização na cidade:

  • Carne e seus derivados de bovinos, suínos e aves.
  • Pescado e seus derivados
  • Leite e seus derivados
  • Ovos e seus derivados
  • Mel e seus derivados
  •  

O objetivo das inspeções é verificar se o produto que é colocado na mesa da população atende às normas de qualidade e higiene, assegurando a qualidade sanitária deles, e que sejam procedentes de propriedades e estabelecimentos que cumpram todas as legislações referentes às boas práticas de fabricação e, consequentemente, não venham apresentar nenhum risco à saúde da população.

 

TRABALHO DE INSPEÇÃO

O SIM do município tem uma médica veterinária e um fiscal agropecuário que fazem as inspeções nos estabelecimentos registrados, dando apoio técnico e promovendo ações educativas referentes às boas práticas de fabricação.

 

O Serviço de Inspeção Municipal acompanha o abate todos os dias no Frigorífico, garantindo a sanidade dos animais abatidos e o bem-estar deles. 

 

As inspeções também são regulares em abatedouros de aves, fábricas de doces, entrepostos de queijo e granja de ovos.

 

O fiscal agropecuário, Moacir Alves Andrino, destaca. “As inspeções dos locais certificados pelo SIM não têm apenas caráter de fiscalização; nós também prestamos apoio técnico, esclarecendo dúvidas e auxiliando no que é possível”.

 

A médica veterinária especialista em Vigilância Sanitária, Tânia Cristina de Castro, reforça que a inspeção de produtos de origem animal é de extrema importância para a saúde pública. Ela assegura que aquele alimento que está sendo consumido não oferece nenhum risco à saúde da população, seguindo todas as normas de higiene.

 

Todo proprietário de estabelecimento de produto de origem animal que deseja registrar seu estabelecimento deve procurar o Serviço de Inspeção Municipal, que funciona na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, no prédio da Prefeitura Municipal. Mais informações ou agendamento de visita (37) 3359-7931.

VEJA TAMBÉM