• 25/04/2024
25 Novembro 2021 às 15h54
Atualizada em 25/11/2021 às 15h54

Medo e ansiedade, a cura é um processo diário

O medo e a ansiedade são reações comuns do nosso corpo, é naturalmente uma forma de proteção e preservação. O medo é uma emoção muito útil para o ser humano. Quando o corpo identifica uma situação de perigo para a nossa vida, é acionado a reação do medo como um sinal de alerta para nos proteger. Desta forma, essa emoção é muito importante para nos manter vivos.


A ansiedade assemelha-se ao medo, porém é uma reação emocional a um possível perigo futuro, sendo ele real ou imaginário.  A ansiedade traz em si uma sensação de medo. Seria o medo do que ainda está por vir, de algo que não está acontecendo mas que poderá ou não acontecer. Desta forma, a ansiedade antecipa as sensações de medo. A ansiedade quando em exagero pode causar alguns transtornos que podem prejudicar muito a qualidade de vida da pessoa, como por exemplo: Ataques de Pânico, Agorofobia, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Ansiedade Generalizada.


Sentir medo e ansiedade em determinados momentos é natural, porém quando essas emoções passam a prejudicar a sua rotina, ou talvez impedi-lo de fazer coisas, sendo de forma descontrolada e excessiva, é necessário a busca por um profissional para ajudá-lo a lidar com essa situação. Atualmente é muito comum, vivemos em um mundo que muda o tempo todo, com excesso de informações e preocupações no dia-a-dia. Os pensamentos cada vez mais acelerados, e os transtornos de medo e ansiedade são cada vez mais comuns.


O tratamento deve ser feito com um Psicólogo, que é o profissional indicado para trabalhar essas questões, podendo auxiliar a pessoa a aprender a lidar com os medos e a ansiedade. Em alguns casos é necessário o uso de medicações, quando essas emoções estão incontroláveis.  É muito importante fazer um tratamento efetivo, pois a tendência desses transtornos, é se tornar cada vez mais difícil e incontrolável para que a pessoa possa lidar. Assim se você se você passa por isso, busque ajuda de um profissional responsável.

 

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte 


Selma Rodarte Psicóloga

Psicóloga/CRP04-49528

  • Terapia Individual
  • Terapia de Casal
  • Terapia Infantil
  • Terapia Familiar
  • Teste de orientação profissional.

Telefone para contato: 037 99860-2600

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024