Notícia

Arcos 06 Outubro 2021

CONHEÇA TERMOS CONTÁBEIS QUE TODO EMPRESÁRIO DEVE SABER.


Compartilhe:

A contabilidade se relaciona diretamente com a rotina empresarial desde o momento da abertura do seu negócio, por isso conhecer mais dessa área pode auxiliar o empreendedor.

A contabilidade é parte essencial de qualquer negócio, sendo utilizada muito além das rotinas com o Fisco. Essa área é fundamental desde o momento da abertura, sendo utilizada no dia a dia, na busca por crescimento e também para auxiliar na tomada de decisões. 
Um profissional contábil é capacitado para analisar pontos de melhorias relacionados ao seu setor, promover soluções e ainda deixar tudo em ordem nas obrigações tributárias, unindo seus conhecimentos ao do empreendedor de forma contínua, conseguindo alcançar bons resultados.
Para isso, o empresário precisa conhecer um pouco mais sobre os termos da rotina de trabalho do contador, para compreender seus procedimentos, afazeres e juntos alcançarem melhores resultados e uma gestão mais eficiente. Confira alguns termos contábeis mais usados.



Balanço patrimonial

Este relatório demonstra de forma objetiva a situação financeira e contábil da empresa dentro de um certo período. Nele são reunidos os bens adquiridos, obrigações tributárias, investimentos do negócio e são identificadas as fontes de recursos 


Com isso é possível verificar qual foi a trajetória empresarial até o momento e quais estratégias podem ser adotadas neste momento.



Demonstração de resultado do exercício (DRE)

Neste informe contábil obrigatório é resumido o resultado líquido de um exercício financeiro. Para isso, um detalhamento das receitas e despesas é realizado a fim de mostrar se houve lucro ou prejuízo.



Custo fixo

O custo fixo faz referência aos custos da empresa que permitem seu funcionamento diário e que não possuem alterações, como conta de energia, aluguel, folha de pagamento e outros itens.



Custo variável

São aqueles custos para realizar uma tarefa diferente do habitual, algum evento ou outra situação que gere uma nova demanda, resultando em horas extras a serem pagas, novos insumos a serem comprados, tudo de forma pontual.


Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o documento que apresenta uma previsão das entradas e saídas financeiras, com ele é possível fazer o monitoramento dos custos do negócio permitindo a realização de projeções financeiras

 


 

COMENTÁRIOS