• 25/04/2024
23 Setembro 2021 às 15h51
Atualizada em 23/09/2021 às 15h51

Setembro Amarelo

A depressão é um transtorno frequente, que afeta pessoas do mundo todo. São afetadas mais de 300 milhões de pessoas no mundo pela depressão, e no Brasil o número de pessoas chega a 12 milhões. Pode acontecer em qualquer fase da vida, e deve ser encarada seriamente, pois os sintomas da depressão podem atingir diretamente as relações sociais, o bem estar físico e mental.

 A depressão de um modo geral afeta o humor, a disposição, o comportamento, o pensamento e também pode ter sintomas físicos específicos do quadro sintomático associado à doença. É possível notar que a pessoa se mostra mais triste, podendo perder o interesse e o prazer por atividades que antes gostava, nota- se também um afastamento social .
 
   A taxa de suicídio em pessoas deprimidas é muito alta. O uso de substâncias como drogas e álcool também são comuns. Além de todo transtorno e sofrimento que a depressão causa. E pode acometer qualquer pessoa, independente de classe social, idade ou qualquer outro fator. É uma doença muito séria, que precisa ser olhada com cuidado.
 
A campanha setembro amarelo tem como objetivo uma maior conscientização e prevenção do suicício. É muito importante falarmos sobre, diante da realidade dos números de casos de suicídios registrados no Brasil e no mundo. Somente no Brasil, são cerca de 13 mil por ano, e no mundo são mais de 1 milhão. E os casos só aumentam principalmente em jovens. É uma realidade na qual não podemos fechar os olhos.

É extremamente importante falarmos sobre saúde mental e apoiar as pessoas que passam por qualquer sofrimento nesse contexto, inclusive a depressão, que muitas vezes foi chamada de “mal do século”. Procurar e indicar ajuda de profissionais de saúde, como psicólogos, para fazer um tratamento adequado e específico é o primeiro passo. Não somente em setembro, mas em qualquer época, vamos nos movimentar para salvar vidas! E estamos aqui para te ajudar!

 

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte 


Selma Rodarte Psicóloga

Psicóloga/CRP04-49528

  • Terapia Individual
  • Terapia de Casal
  • Terapia Infantil
  • Terapia Familiar
  • Teste de orientação profissional.

Telefone para contato: 037 99860-2600

 

 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024