• 26/04/2024
07 Agosto 2021 às 11h40
Atualizada em 07/08/2021 às 11h42

Transtorno de Personalidade Boderline: entendendo um pouco mais

Primeiramente o que seria a personalidade? A personalidade é um padrão particular que cada um se inscreve na forma de ser, de pensar, de agir e se comportar socialmente e nas relações. Trata se de uma forma de viver, que a pessoa construiu ao longo da vida, nas suas experiências. E o transtorno de personalidade, seria quando essa forma da pessoa se inscrever no mundo e nas relação interpessoais, passa a ser disfuncional, trazendo problemas.


O transtorno de personalidade Boderline também é chamado de transtorno de personalidade emocionalmente instável. Caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, alterações extremas de humor em pouco espaço de tempo e muita impulsividade. 


As crises se manifestam quando a pessoa que tem esse transtorno passa por conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, como separações, brigas, morte, abuso sexual ou psicológico sobretudo na infância. O auge das crises é na adolescência e na juventude. E é um transtorno que não tem cura. Mas, existem alguns tratamentos muito eficazes com medicações que são analisadas pelo médico ao longo do tratamento, e terapia. 


O tratamento terapêutico nesses casos são de extrema importância, para o controle das crises, e da impulsividade que pode ter serias consequências caso não seja acompanhada. É importante que a pessoa com esse transtorno, aprenda a lidar com a instabilidade de humor, que pode alternar ao longo do dia algumas vezes, e com a impulsividade.  Aprendendo a olhar mais para o racional do que para o emocional, pois a pessoa com Boderline, constuma ser muito intensa com a sua forma de sentir, e age de forma impulsiva baseada nesses sentimentos que muitas vezes não são baseados na realidade. Por tanto, a terapia entra como a melhor forma de tratamento para esse transtorno, melhorando muito a qualidade de vida da pessoa com Borderline.

 

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte 


Selma Rodarte Psicóloga

Psicóloga/CRP04-49528

  • Terapia Individual
  • Terapia de Casal
  • Terapia Infantil
  • Terapia Familiar
  • Teste de orientação profissional.

Telefone para contato: 037 99860-2600

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024