• 04/05/2024
23 Julho 2021 às 15h12
Atualizada em 23/07/2021 às 16h30
Fonte de Informação: Da Redação- Kamilly Castro

Arcoense Gustavo Silva se consagra bicampeão de Jiu-Jitsu no campeonato brasileiro

   Gustavo Henrique Silva, é um arcoense de 24 anos que hoje mora em São Paulo e é lutador profissional de MMA. O jovem foi em busca de seu sonho na carreira profissional na “capital da luta” e vem conquistando o Brasil com sua performance no tatame.

 

   Na última semana (16/07), Gustavo se consagrou mais uma vez campeão na categoria peso livre no Jiu-jitsu no Campeonato Brasileiro da federação da CBJJE que aconteceu no Embu Das Artes em São Paulo, se tornando assim bicampeão nacional na categoria, tendo conquistado seu primeiro título brasileiro em 2020 e este segundo no campeonato deste ano (2021).

 

   Gustavo Silva nasceu na comunidade da "Boa Vista" em Arcos, e aqui morou por 16 anos, após ele veio morar na cidade e aos 18 anos conheceu a arte marcial por meio da “Academia Garra Team”. Nesta academia arcoense, Gustavo treinou por 3 anos consecutivos e aos 21 anos queria algo maior, ir atrás dos seus objetivos e tentar viver o seu grande sonho, que era se tornar lutador e ter a arte da luta como sua única e principal fonte de renda. No Brasil, os melhores eventos e lutas se localizam em São Paulo, sendo este uma “porta” de oportunidades e possibilidades, para quem deseja conhecer e viver esse universo intensamente, e assim o jovem Gustavo fez, embarcou para São Paulo com uma mala e um colchão, arriscando tudo para se tornar o que sonhava em ser, e no início desta jornada recebeu sua primeira oportunidade em São Paulo, o EX UFC Lucas Mineiro, o ajudou e deu a oportunidade de morar no alojamento e treinar no Centro de Treinamento Capital Da Luta. Em São Paulo, Gustavo além das oportunidades na luta, teve a oportunidade de treinar vários famosos como Whindersson Nunes, Ana Hickmann, Caio Castro e outros,

   
Para entender mais sobre o campeonato entrevistamos Gustavo Silva, acompanhe:


Qual nome da competição, o local e em qual data e horários aconteceram?

"Campeonato Brasileiro da federação da CBJJE, Dia 16 de Julho de 2021, Embu Das Artes".

O que é a competição, como funciona as fases para chegar até ela?

"É um campeonato de Jiu-jitsu, eram 16 participantes em disputa, que teve a dinâmica popularmente conhecida como “mata-mata”, se a pessoa perde o confronto já sai direto da competição".

Quais categorias tem presente na competição? Tem premiação para os vencedores? Caso sim quais?

"As categorias eram absoluto " peso livre" e categorias por peso, o único que tem a premiação é o absoluto mas o mais importante é a conquista do campeonato brasileiro".

Existe seletiva para chegar ao Brasileiro Jiu-Jitsu Esportivo?

"Não tem seletiva, é realizada inscrições para cada atleta".

Na oportunidade, conversamos com Gustavo também, sobre ele, sua trajetória, experiências, sonhos, conheça mais você também sobre o jovem arcoense:

Qual a modalidade você concorreu no Campeonato Brasileiro da federação da CBJJE?

“Minha especialidade é MMA mas sempre entro nas competições de jiu-jitsu”.

Nos conte sobre sua rotina de treinamento, dias, tem treinadores, faz dieta e como é esta, faz mais alguma outra atividade fisica?

“Treino três vezes ao dia, tenho treinadores aqui na Capital Da Luta, Téo Bittar, Lucas Mineiro e tererê, faço dieta e acompanhamento com nutricionista Philips.

De onde surgiu o interesse para competir? E quais seus objetivos nesta modalidade?

“Sempre gostei de competição, depois que competi jiu jitsu pela primeira vez, senti uma adrenalina e um frio na barriga único, onde se tem a chance de poder mostrar tudo que foi treinado e representar a equipe e a cidade! Meu objetivo é sempre estar competindo com os melhores”!

 

Quais as maiores dificuldade e as maiores conquistas suas dentro da modalidade?

“As dificuldade são as lesões que sempre acontece nos treinamentos, minas maiores conquistas são os dois títulos brasileiros de Jiu-Jitsu”.
 

Como é e o que significa pra você ser campeão desta competição?

“É sempre bom ter mais uma conquista”!

Você tem patrocinadores/empresas apoiantes? Caso sim, quem são. E caso não, tem interesse em ter? E para uma empresa que deseja te apoiar como pode entrar em contato e conhecer seu trabalho?

“Sim, tenho, são eles: @evolucaoestetica, nutricionista @phillip_rios, @pizzaria.paulino e no momento não tenho patrocinadores na cidade de Arcos-MG, para quem tem interesse em ser meu parceiro é só entrar em contato tem meu Instagram @gustavosilvamma”.

Quais eram suas expectativas para antes da realização do campeonato?

“Sempre que vou para competição, vou com pensamento positivo porque se você for desmotivado nem adianta ir, treinamento foi o mesmo do dia a dia”.

Quem era o Gustavo antes da modalidade entrar em sua vida e quem é ele agora?

“Antes de conhecer eu era obeso, sem perceptiva de vida, não tinha objetivos e nem ânimo para nada mas depois que conheci virei uma pessoa que me cobra cada dia mais, mais confiante e sempre bom fazer o que ama!”

O que é necessário para se tornar um atleta peso livre? Quais as características e o perfil para quem quer fazer parte.

“É necessário ter a graduação faixa azul de jiu-jitsu e não tem limite de peso”.

Deixe uma mensagem sua, para quem deseja seguir na modalidade.

“Eu apoio sempre para que os pais coloquem seus filhos no esporte desde criança, porque tenho certeza que vão só ganhar com isso, e fazer com que estas crianças tenham confiança, não vão se sentir inferior aos outros, além de tirar elas das ruas, ficando assim fora da criminalidade”.

 

Espaço para  agradecimentos

“Quero agradecer aos meus pais Vera e Aguinaldo e toda minha família que estão sempre de longe me acompanhando! O esporte salva vidas”.


 

VEJA TAMBÉM

Polícia Militar apreende 200 pinos de cocaína em Arcos

Casal tentou despistar a PM transportando duas crianças no carro, mas a droga foi encontrada e os autores presos.

18h16 03 Maio 2024
Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024