• 24/04/2024
09 Julho 2021 às 18h31
Atualizada em 09/07/2021 às 18h31

Exercício físico X Depressão

A depressão é uma doença psíquica, que atualmente afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, de todas as idades e/ou classe social. É a principal causa de incapacidade de uma pessoa, afetando o psicológico, emocional e o social. Interfere drasticamente na qualidade de vida do indivíduo, podendo inclusive levar ao suicídio.   
Estudos apontam que a depressão pode estar associada ao surgimento de diversas outras doenças físicas.

 

E como já dizia a frase “Mente sã, corpo são”,  Dita a muitos anos, mas com uma sabedoria muito atual. A mente influencia na forma como você  vive o seu dia a dia, e o que trás pra si mesmo. A depressão de forma orgânica pode estar associada a um alto índice de hormônios como o cortisol, estrogênio e entre outros que quando estão alterados podem causar sensação de tristeza e cansaço. 
 


Os exercícios físicos podem contribuir muito para o tratamento da depressão, que na maioria das vezes é tratada com medicações fortes, podendo ter regularmente as doses dessas medicações aumentadas pelas condições da doença. Alguns estudos indicam que a atividade física tem um efeito antidepressivo, proporcionando benefícios físicos e psicológicos, como a diminuição do stress, da tensão, e da insônia. Causando o bem estar emocional, ajudando a promover benefícios cognitivos e sociais. 
 


Se exercitar regularmente promove a produção de serotonina, e entre outros  capazes de causar bem estar emocional e físico. Além de promover a redução de cortisol, que vem quando os níveis de stress estão altos no corpo. Assim os exercícios regulam de forma orgânica seu corpo, além de beneficiar na prevenção de diversas doenças físicas que provém justamente de causas emocionais.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024