• 19/04/2024
25 Junho 2021 às 15h04
Atualizada em 25/06/2021 às 15h04

Entenda como a ansiedade pode prejudicar o seu sono

Nos tempos atuais, pelas grandes contingencias mundiais que estão acontecendo e que de alguma forma afetam nosso dia a dia, foi possível observar um aumento no número de pessoas que queixam de ansiedade e consequentemente de insônia. A ansiedade se caracteriza por preocupação excessiva ou crônica sobre diversos assuntos, sendo associada a uma tensão aumentada. É comum as pessoas com ansiedade generalizada sentirem sintomas físicos como inquietação, cansaço e tensão muscular. Pode-se observar uma grande irritabilidade que pode causar problemas no social, assim como em diferentes áreas importantes, como o trabalho, estudos, e entre outros. 


 Pesquisas apontam que, uma importante consequência da ansiedade é a insônia, podendo restringir o sono de forma total ou parcialmente. É uma situação muito comum, cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia, que pode acontecer por diversas razões, sendo a mais comum, a ansiedade.  A depressão, o uso de certos medicamentos que podem afetar o sono, alguma dor crônica ou problemas físicos, e entre outros fatores, também podem influenciar de alguma forma, na falta do sono. 


A insônia é tão frequente entre a população brasileira, que é considerado um problema de saúde pública. Assim é importante entender o que pode causar e o que podemos fazer para evitar a perda do sono. Se a ansiedade é um fator que tem prejudicado as suas noites de sono, aqui vai algumas dicas importantes que podem melhorar  isso: 


- Primeiramente diminua os estímulos, reduzindo a luz e a entrada de sons no quarto por exemplo, é importante se desligar do celular um tempo antes de dormir para que esse hábito não cause estímulos para te manter acordado. 

- Trabalhar o relaxamento do corpo e da mente no momento em que se deita para dormir. Faça 15 minutos de respiração diafragmática ( respirando profundamente e de forma mais lenta), se concentrando na mesma, fazendo assim um relaxamento progressivo. 

- Não tente dormir a todo custo, não force isso. É importante dizer que, o uso de medicações para esse fim, na maioria das vezes causa dependência. 

-  Se por acaso acordar durante a noite, evite se estressar com a situação, ao invés disso, mantenha se relaxado, faça  algo leve e com poucos estímulos, como ler um livro.

- Evite café, e bebidas que tenham o mesmo na composição. É interessante também evitar tomar muito líquido a noite, assim evita acorda para urinar. 


Mas a dica principal é, se você é ansioso, trabalhe a ansiedade! O tratamento para a mesma é muito importante não só para se ter uma boa noite de sono, mas também, para si ter uma boa qualidade de vida. A terapia pode te ajudar muito nesse processo. Sendo um espaço de acolhimento e tratamento dos sintomas e das causas da ansiedade.

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte 


Selma Rodarte Psicóloga

Psicóloga/CRP04-49528

  • Terapia Individual
  • Terapia de Casal
  • Terapia Infantil
  • Terapia Familiar
  • Teste de orientação profissional.

Telefone para contato: 037 99860-2600

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024