• 29/03/2024
09 Junho 2021 às 17h57
Atualizada em 09/06/2021 às 18h04

Entenda sobre o Toc: Transtorno Obsessivo Compulsivo

Segundo o “Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais – DSM V” da Associação de Psiquiatria Americana, o TOC é um transtorno psiquiátrico de ansiedade que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. 

O Transtorno apresenta pensamentos, ideias e imagens que insistentemente e de forma recorrente toma conta da pessoa, causando ansiedade, medo e entre outros sentimentos, e isso só cessa a partir da ação de realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo a risca as etapas pré- estabelecidas, para então ter o alivio da ansiedade. 

A medida que esses rituais são realizados, mais estes tem poder sobre as ações da pessoa, causando obstáculos não só na rotina diária da pessoa como também pode vir a prejudicar a família. É importante ressaltar que muitos pacientes relatam que se não obedecerem ao ritual, algo de muito horrível pode lhe acontecer. E desta forma ele se torna escravo dos rituais, para evitar algo ruim. 

As pessoas que tem o TOC, na maioria das vezes estão cientes de que o comportamento seja um problema, tendo medo do julgamento dos outros, e desta forma escondem os sintomas, e assim evitam até mesmo de procurar ajuda médica. O que dificulta muito o tratamento do TOC. Segundo um estudo da Pfizer, entre 70%  e 80% das pessoas que apresentam o TOC, também sofrem de depressão. 

Assim o tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo torna-se imprescindível para uma melhor qualidade de vida. O mesmo pode ser feito através de medicamentos e Terapia. A terapia vai auxiliar o paciente a reprogramar os pensamentos que o leva aos rituais, ajudando a lidar com todo o medo que vem junto com o transtorno e com cada processo que pode causar a ansiedade em si.

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte 


Selma Rodarte Psicóloga

Psicóloga/CRP04-49528

  • Terapia Individual
  • Terapia de Casal
  • Terapia Infantil
  • Terapia Familiar
  • Teste de orientação profissional.

Telefone para contato: 037 99860-2600

 

 

VEJA TAMBÉM