• 26/04/2024
01 Março 2021 às 17h49
Atualizada em 01/03/2021 às 18h07

Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 proíbe a venda e o consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas, de 2 a 11 de março

ARCOS ADOTA A LEI SECA
AssCom Prefeitura

A partir das 0h01 desta terça-feira (2) está terminantemente proibida a venda de bebidas alcóolicas e o consumo delas em vias públicas no município de Arcos, de acordo com decisão do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, que teve reunião extraordinária na manhã desta segunda-feira (1).

 

A Lei Seca é uma das medidas adotadas pelo Comitê em combate à Covid-19, e que integra o Decreto Municipal 5.890, de 1º de março de 2021 (para ler a íntegra do documento, CLIQUE AQUI) ou leia ao final.

 

A proibição é para todos os estabelecimentos de Arcos, a exemplo de bares, restaurantes, mercearias e supermercados. A Lei Seca está prevista até o dia 11 de março, podendo ser prorrogada.

 

Os estabelecimentos que descumprirem a determinação poderão ter os alvarás de funcionamento suspensos e o fechamento do comércio por 24h e, em caso de reincidência, por mais 48h.

 

 “Depois de muito analisar e estudar todos os lados, inclusive dos comerciantes que estão sofrendo desde que a pandemia começou, a Lei Seca foi uma alternativa encontrada para tentar conter o vírus, sem gerar maiores impactos no setor econômico, permanecendo os estabelecimentos comerciais abertos com os respectivos planos de contingenciamentos”, esclarece o prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo-Professor Baiano.

 

O prefeito pede que as pessoas se conscientizem e não façam aglomerações; utilizem a máscara corretamente; mantenham o distanciamento social e higienizem as mãos. “A situação é grave”, alerta o prefeito.

 

OUTRAS MEDIDAS

 

Considerando o aumento de casos da Covid-19 em Arcos, outras medidas preventivas definidas na reunião do Comitê passam a valer no município, conforme quadro a seguir:

 

 

Leia o Decreto na íntegra:

DECRETO MUNICIPAL Nº 5.890 - 01/03/2021

ALTERA OS DECRETOS MUNICIPAIS Nºs 5.849 E 5.866 QUE DISPÕEM SOBRE MEDIDAS TEMPORÁRIAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO E DE ENFRENTAMENTO E CONTINGENCIAMENTO, NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO, DA EPIDEMIA DE DOENÇA INFECCIOSA VIRAL RESPIRATÓRIA CAUSADA PELO AGENTE CORONAVÍRUS – COVID-19.

O PREFEITO DE ARCOS, Estado de Minas Gerais, no exercício da atribuição que lhe confere o artigo 68, XXXIX da Lei Orgânica Municipal e,

 

CONSIDERANDO o disposto na Lei federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020;

 

CONSIDERANDO que as medidas ora aplicadas podem ser revistas a qualquer momento, na iminência de qualquer fato extraordinário que afete a curvatura dos casos de Coronavírus no Município, de modo a manter sempre equilibradas as medidas de restrição em relação a real situação enfrentada;

 

CONSIDERANDO o aumento de casos positivos no município de Arcos/MG e o agravamento da crise provocada pelo Covid-19 em todo Brasil;

 

CONSIDERANDO a deliberação do Comitê de Enfretamento da Pandemia em reunião realizada no dia 1º/03/2021,

 

DECRETA:

 

Art. 1º - Após deliberação do Comitê de enfrentamento ao Covid-19, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos de Arcos, inclusive supermercados e redes de supermercados, no período de 02/03/2021 até o dia 11/03/2021, ficando proibido o consumo de bebidas em quaisquer estabelecimentos e logradouros públicos no mesmo período.

 

Parágrafo Único - O descumprimento da proibição constante do caput poderá ensejar a suspensão do alvará de funcionamento e o fechamento do estabelecimento por 24 (vinte e quatro) horas e, em caso de reincidência por mais 48 (quarenta e oito) horas.

 

Art. 2º - O artigo 11 do Decreto Municipal nº 5.849 de 05/01/2021, alterado pelo artigo 10 do Decreto Municipal nº 5.870/2021, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art. 11 - Fica determinado toque de recolher das 22:00 (vinte e duas horas) horas até as 05:00 (cinco) horas do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo território do Município de Arcos/MG, ficando terminantemente proibida a circulação de pessoas, exceto quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência.”

 

Art. 3º - Os estabelecimentos comerciais e de serviços em geral, bancos, casas lotéricas e Cooperativas de Crédito, deverão estabelecer horário especial e exclusivo para atendimento de idosos acima de 60 (sessenta) anos e pessoas pertencentes aos grupos de risco de 08:00 (oito) horas às 10:00 (dez) horas da manhã.

 

Art. 4º - Nos dias 06 e 07 de março, sábado e domingo, poderão funcionar no Município de Arcos apenas os estabelecimentos essenciais, como: farmácias, padarias, mercados de frutas e verduras (hortifruti), mercearias, hipermercados, supermercados, açougues e lojas de produtos agropecuários.

 

Parágrafo único - os estabelecimentos como bares, restaurantes e afins, proibidos de funcionar nos dias 06 e 07 de março, poderão funcionar na modalidade disk e busque e delivery.

 

Art. 5º - Ficam proibidas as viagens na modalidade excursão, com saída do Município de Arcos, para quaisquer finalidades como excursões turísticas, comerciais, religiosas, esportivas, etc.

 

Art. 6º - Qualquer empresa que contratar pessoal de outros municípios para trabalhar em Arcos deve garantir que o (s) contratado (s) faça (m) o teste para Covid-19 antes do início das atividades, sob pena de responsabilização daquele que descumprir tal medida, conforme prevê o artigo 3º, caput, inciso III, alínea “a”, c.c o § 4º, também do artigo 3º, todos da Lei Federal n. 13.379, de 6 de fevereiro de 2020.

 

Parágrafo único - Sendo o resultado do teste positivo para Covid-19, a empresa deverá comunicar imediatamente à Vigilância Sanitária do Município para as providências cabíveis, conforme determina o artigo 5º da Lei Federal n. 13.379, de 2020.

 

Art. 7º - O transporte coletivo municipal, inclusive o transporte escolar e aquele fornecido pelas empresas aos seus colaboradores deverão funcionar com 50% (cinqüenta por cento) da capacidade, ou seja, lotação máxima de 50% (cinqüenta por cento) da capacidade do veículo.

 

Art. 8º - Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Arcos, 01 de março de 2021.

 

CLAUDENIR JOSÉ DE MELO Prefeito Municipal

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024