• 03/05/2024
15 Abril 2020 às 13h23
Atualizada em 04/05/2020 às 13h31

COVID-19: PLANTÃO SOCIAL ENTREGA 600 CESTAS BÁSICAS MENSALMENTE

A procura pelo serviço aumentou durante este período de pandemia do COVID-19, quando muitas pessoas ficaram impossibilitadas de exercer trabalho remunerado
AssCom Prefeitura

Desde o dia 24 de março, quando a Prefeitura de Arcos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Integração Social (SEMDIS), criou o Plantão Social (pelos números 99198-0657, 3351-5118 e 3351-5689) para atender pessoas em situação de risco durante a pandemia do Coronavírus; cerca de 250 atendimentos têm sido registrados diariamente.

 

De acordo com o secretário municipal da SEMDIS, Otávio Miranda, tanto a secretaria quanto o CRAS realizam atendimentos por telefone à população. “Estamos, principalmente, orientando sobre as concessões de cesta básica, consulta ao Cadastro Único do Governo Federal e ao Programa Bolsa Família”, explica Otávio.

 

Além disso, as famílias que precisam de cestas básicas são direcionadas para avaliação social, onde recebem orientação remota do técnico de referência. “Semanalmente, liberamos aproximadamente cento e cinquenta cestas básicas às famílias solicitantes, oito vezes mais que nos atendimentos anteriores à pandemia. A estimativa de doações no período de um mês é de seiscentas (600) cestas básicas”, elucida o secretário da SEMDIS.

 

As entregas estão sendo feitas pelo motorista dentro do perímetro urbano. Para os moradores da área rural, a retirada da cesta é previamente agendada e entregue na SEMDIS ou CRAS.

 

Referente aos atendimentos remotos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, no momento, as atualizações e inclusões estão temporariamente suspensas, tendo em vista que esses serviços precisam ser prestados de modo presencial. “Contudo, as profissionais deste setor estão à disposição pelos números do Plantão Social para realizar consultas, informar sobre pagamentos do Bolsa Família e orientar os usuários sobre os demais programas sociais vinculados ao Cadastro Único”, esclarece Otávio Miranda.

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