Notícia

Arcos 20 Fevereiro 2020 Por Por: Jussara Moreira

TEACOLHE promove encontro de pais e familiares de autistas


Compartilhe:

   Na noite da última segunda-feira, dia 17/02, a TEACOLHE, Associação de Apoio a Pais e Familiares de Autistas, promoveu a primeira reunião de pais e responsáveis do ano de 2020 no salão do Ônix Hotel.


    O evento deu abertura às atividades do ano voltadas às famílias e pessoas autistas. A Associação conta com os seguintes membros da diretoria: Lílian Garcia, coordenadora da SEMED, como Presidente; Lourdes Rabelo, vice-presidente e professora das salas de recursos da SEMED e E.E. da Vila Boa Vista; Cristiano Porto, secretário da Associação e professor de apoio da E.E. da Vila Boa Vista e E.M. Santo Antônio; Édna Barbosa, professora de Apoio e funcionária da E.E. Sebastião T. Borges; Jussara Moreira, secretária da Associação e supervisora do Atendimento Educacional Especializado da E.E. da Vila Boa Vista; Kelly, representante de mães.

 

    A Associação conta também com a psicóloga, Cleuza Lima, que disponibiliza atendimento aos familiares por meio de rodas de conversa que ocorrem frequentemente em seu consultório, além da advogada, Lidiane Lima, que auxilia os integrantes, juridicamente, em suas dúvidas e necessidades.


   Desde o ano de 2019, a Associação vem promovendo parcerias com as famílias, escolas municipais, estaduais e particulares e empresas de Arcos no sentido de dar visibilidade e apoio à causa das pessoas autistas de Arcos e região com diversos eventos.


    Inicialmente, a diretoria agradeceu a presença de todos e foi realizada uma dinâmica de acolhimento. Logo em seguida, a advogada, Lidiane, explicou um pouco sobre a Lei 13.977, de 2020, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). 


Logo após, a diretoria apresentou o cronograma de eventos:


Fevereiro: Reunião com os pais e familiares – 17/02.
Março: Reunião da Diretoria – 11/03.
Abril: Caminhada da Conscientização do Autismo – 02/04.
Maio: Encontro de Mães (data e local a definir).
Junho: Livre (evento a definir).
Julho: Cinema Especial – 18/07.
Agosto: Palestra e Encontro de Pais (local e data a definir).
Setembro: Festival do Sorvete (data e local a definir).
Outubro: semana das crianças – piquenique (data a definir). 
Novembro: Encontro de Voluntários (data a definir).
Dezembro: férias.

 

    Foi uma noite muito agradável, houve troca de experiências e acolhimento. A TEACOLHE deseja a todos que este ano seja repleto de muitas alegrias e que o principal objetivo da Associação seja alcançado: acolher, apoiar e orientar as famílias e as pessoas autistas de Arcos e região,  expandindo cada vez mais essa causa tão nobre!

 

Por: Jussara Moreira

COMENTÁRIOS

Veja outras notícias