• 23/04/2024
03 Outubro 2019 às 20h41
Atualizada em 04/05/2020 às 22h08
Fonte de Informação: EFG / Sebrae Arcos

Jovens apresentam seis projetos para se empreender em Arcos no Projeto Vitrine 2019 da EFG / Sebrae Arcos

  O Ativa Empreender - Projeto Vitrine 2019 da Escola de Formação Gerencial / Sebrae Arcos, apresentado nos dias 4 e 5 de setembro na Casa de Cultura de Arcos, foi um sucesso! Desenvolvido pelos alunos do 3º ano da EFG – Escola de Formação Gerencial / Metodologia Sebrae, é um trabalho que propicia a experiência da aplicação da aprendizagem do empreendedorismo, levando o estudante a colocar em prática, o conhecimento adquirido durante as aulas do Curso Técnico em Administração, que acontece concomitantemente ao Ensino Médio.

 

   Os alunos são chamados a buscar oportunidades de negócios no mercado, testar sua aceitação através de pesquisa e elaborar um Plano de Negócio, desenvolvendo todos os estudos de viabilidade econômica, financeira e mercadológica.

 

   A estrutura do Ativa Empreender permite aos educadores do Sistema FG orientar, de maneira clara e segura, o desenvolvimento dos alunos, visando ao seu autoaprendizado, desenvolvimento de visões e aplicação do knowhow transmitido nas salas de aula.

 

   O estudante, ao identificar oportunidades no mercado e desenvolver estratégias de atuação para concretizar suas visões, (Projetos Mercadológico e Financeiro, contidos no Plano de Negócio), desenvolvem habilidades que visam à vivência e ao aprimoramento da atitude empreendedora.

 

   Assim, trabalhando princípios como o empreendedorismo, a criatividade, autonomia e a responsabilidade social, o Sistema de Formação Gerencial/ Sebrae vem desenvolvendo um importante trabalho na área de formação gerencial e empreendedora.

 

   O Sistema de Formação Gerencial do Sebrae constitui hoje uma rede de escolas, administradas pela comunidade empresarial de cada cidade ou região, através de uma entidade mantenedora, que em Arcos é a ACE – Associação Comercial e Empresarial de Arcos.

 

   No dia 4 de setembro, mais de 450 pessoas da comunidade de Arcos e região conheceram seis projetos: Armazém de Churrasco, Hórus, Minas Leite, Olimpo Hotel para Cavalos, Perfect Clean e Wipe Sun.

 

    Na mesma noite, houve a palestra de Marcos Vat, ex aluno EFG: “Fintechs e Startups – Uma nova visão do Negócio”. O convidado é empreendedor, ex-aluno da EFG/Sebrae Arcos, Graduado em Administração de Sistemas pela UNA – MG, Mestre em Gestão de Negócios com ênfase em Estratégia e Competitividade pela Unisinos – RS + Université de Poitiers França. Tem mais de 20 anos de vivência no mercado em grandes empresas como O Boticário, FIAT, AMBEV, CSU CardSystem, Banco Ibi, Cetelem, Citibank, Sicredi, Getnet e Banco Inter como executivo e como consultor.

 

   No dia 5 de setembro, mais uma vez o público de toda a região se fez presente para visita aos stands dos projetos e fazerem negociações na Feira de Empresas Simuladas.

 

    Foi mais uma grande oportunidade promovida pela EFG / Sebrae Arcos para conhecer novas ideias, debater sobre empreendedorismo e ampliar o networking.Além disso, vários alunos do 9º ano aproveitaram a oportunidade para se inscreverem para o Processo Seletivo 2020, que já tem provas agendadas para o dia 26 de outubro.

 

    “Foi observando o grande crescimento do setor de instalações de painéis solares de aquecimento e de geração de energia fotovoltaica, por meio de pesquisas, e tendo em vista a perda de eficiência e de produtividade dos painéis em decorrência do acúmulo de sujeira em cima destes, que minha equipe e eu desenvolvemos a Wipe Sun, uma empresa de prestação de serviços de limpeza de placas solares. O Projeto Vitrine trouxe um amadurecimento muito grande para mim, porque é um trabalho que engloba um forte empreendedorismo, planejamento, disciplina, e muita comunicação e trabalho em equipe, pois a união das ideias, juntamente com a persistência de cada um e o apoio mútuo, é um ponto extremamente importante deste Projeto.”(Cristiana Faria Campos, aluna do 3º ano da EFG/ Sebrae).

 

            “Na construção da ideia o nosso Plano de Negócio para o Projeto Vitrine, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, vimos a demanda por uma empresa que realizasse a lavagem a seco em Arcos. Então surgiu a Perfect Clean, objetivando a prestação deste serviço. Durante a elaboração do projeto, mesmo com as divergências que sempre ocorrem em qualquer trabalho em grupo, aprendemos como lidar com nossas diferenças, as dificuldades de se adentrar no mercado, como estar sempre se reinventando até mesmo nos conceitos mais básicos; aprendizados estes que com certeza levaremos para o resto da vida”. (João Pedro Lima Couto Ferreira, aluno do 3º ano da EFG/Sebrae).

 

    As Escolas de Formação Gerencial têm moldado um novo estilo de educação já reconhecido dentro e fora do país, formando uma nova geração de cidadãos empreendedores tecnicamente qualificados, futuros líderes de suas comunidades e regiões, salienta a diretora Giselle Higino.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024