• 28/03/2024
18 Junho 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 23h09
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

Parque Aquático será reaberto na próxima quarta-feira (19)

Após realização de rastreamento de carrapatos, Secretaria de Saúde libera local para a população

A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Epidemiologia deu parecer favorável para a reabertura do Parque Aquático ‘Adriano Carlos Oliveira - Didi’, que voltará seu pleno funcionamento na próxima quarta-feira (19). Na última semana, o agente de Epidemiologia Ontológica, Parasitologia, Malacologia e Primatologia da Gerência Regional de Saúde, Robson Barbosa, acompanhado de sua equipe e de agentes de Epidemiologia do município fizeram mais um arrasto para coletar carrapatos nas áreas de pastagens do local.

Durante a varredura, que seguiu o último trajeto, foram encontrados apenas 02 (dois) carrapatos. Índice percentual bem positivo diante do trabalho que foi realizado anteriormente - onde foram encontrados 50 (cinquenta) no local. Os profissionais também recolheram amostras de sangue de cachorros de residências que ficam próximas do parque, para exames de positividade de bactéria da Febre Maculosa. Os carrapatos e as amostras foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias, onde serão analisados.

O Parque Aquático foi interditado há quase dez meses - medida preventiva adotada pela Administração, após a Vigilância Epidemiológica verificar a presença de capivaras e uma infestação de carrapatos no local, inclusive o carrapato estrela. As capivaras são hospedeiras da bactéria causadora da febre maculosa e um dos principais hospedeiros do carrapato estrela, transmissor da doença. No município de Arcos não há registro de casos de febre maculosa e a medida adotada pelo Governo buscou otimizar ações preventivas da Secretaria Municipal de Saúde, como as realizadas no parque nesta quarta-feira.

De acordo com o coordenador da Epidemiologia, Tiago Carvalho, as medidas de liberação do Parque também serão acompanhadas de ações preventivas constantemente. “Iremos continuar seguindo os protocolos de prevenção e monitoraremos constantemente o local, além de receber de seis e seis meses a visita dos agentes da Gerência da Superintendência Regional de Saúde para a realização de novos rastreamentos, ” revelou.

Limpeza do Local

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura também realizou a manutenção de limpeza do local - com a realização de capina, poda de árvores, pintura de meio-fio e varredura do parque.

.

VEJA TAMBÉM