• 18/04/2024
14 Junho 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 15h45
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

Prédio da Prefeitura é iluminado em alusão à campanha Junho Vermelho

Campanha importantíssima incentiva a doação de sangue

No mês de junho, costuma-se registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue - públicos e privados. Para destacar a importância da doação de sangue nesse momento do ano. Desde o dia 01/06, a campanha nacional ‘Junho Vermelho’, ilumina com a cor vermelha, instituições públicas e privadas, prédios históricos e monumentos. E, é claro, a prefeitura de Arcos, sempre participativa, não ficou de fora desta importante ação, e também iluminou o seu prédio e incentiva a doação de sangue no município.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta-feira, 14 de junho. Uma ‘comemoração’ meio ofuscada pelo baixo interesse da população brasileira em ser doadora. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.

 

Informações obtidas dão conta que a cidade de Arcos também segue essa regra, de todo o Brasil, no que se refere ao baixo número de doadores. Cenário que deveria ser diferente. O município disponibiliza o transporte para levar o grupo recrutado até o Hemominas (pólo de captação) da cidade de Divinópolis. Às vezes, o número de doadores é tão baixo que não se forma grupo necessário para formar o transporte.

 

Para quem quer doar

Em Arcos, quem tiver interesse em doar sangue, deve procurar a Olivia Pfister (na Santa Casa de Arcos) pelo telefone 3359-7230 – ramal 239, ou pelo celular 37-9.9917-4471; ou a Luciana Marçal, no Hospital São José, pelo telefone 3351-1918. Os telefones são disponibilizados para agendamento da doação e demais orientações acerca dos procedimentos necessários para o recrutamento.

 

Um alerta

Para começar mudar esse quadro, campanhas educativas estão sendo feitas de forma a esclarecer da importância para doar sangue. Somente aqueles que enfrentam uma dificuldade e precisam da doação para que familiares ou amigos possam sobreviver sabem da importância desse ato. É um pequeno gesto, individual e gratuito, mas com consequências expressivas.

 

Doe sangue! Doe vida!

.

VEJA TAMBÉM

Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024
SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO LATROCÍNIO EM ARCOS SEGUE PRESO

Um segundo suspeito chegou a ser detido, mas, foi liberado por falta de provas

02h03 13 Abril 2024