• 16/04/2024
24 Abril 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 08h25
Fonte de Informação: ASSCOM

Reunião Pública debate propostas para manter o funcionamento da Santa Casa

Instituições públicas e a população apontaram ideias para a reestruturação do hospital

Nesta última terça-feira (23), no teatro da Casa de Cultura, no Centro, o Ministério Público, a Prefeitura Municipal de Arcos, a Câmara Municipal de Vereadores de Arcos e a Santa Casa de Arcos, realizaram uma Reunião Pública de consenso de ideias e de apresentação de propostas de reestruturação da Santa Casa de Arcos, que, atualmente, devido à crise financeira que a instituição perpassa, corre o risco de interromper suas atividades.

 

Já na abertura do evento, os representantes da direção da Santa Casa manifestaram o desinteresse de continuar à frente da gestão administrativa, com argumentos e justificativas que apontam o declínio de arrecadação financeira, principalmente pela falta de repasses de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, até o início da reunião nenhum membro da sociedade havia manifestado interesse em assumir a provedoria ou criar uma chapa para concorrer às eleições na instituição.

 

 O Doutor Roberto Alves, representante do Corpo Clínico, ressaltou a importância que o hospital representa para a população arcoense e, em destaque, pelo significativo fluxo de atendimentos e de internações.

 

Já a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Juliana Amaral de Mendonça Vieira, que mediou o debate - e direcionou os encaminhamentos de sugestões de propostas e de ideias, pontuou que este será um momento de unidade de toda a sociedade civil para que as ações emergenciais e a longo prazo de recuperação da Santa Casa venham se consolidar gradativamente. Segundo ela, a partir de agora o Ministério Público fará um acompanhamento cotidiano de todas as ações que serão implementadas neste período de transição de provedoria e enfatizou a necessidade urgente de eleição de uma nova diretoria para o desempenho programado de gestão de restruturação, além de acrescentar a importância da instituição para todo o munícipio.

 

O prefeito, Denilson Teixeira, destacou o papel importante que a Santa Casa de Arcos tem para toda a população e durante a atividade, sugeriu alguns nomes de formadores de opinião e de empresários, que estavam presentes no evento, para aceitarem este chamamento e formar uma nova chapa que venha concorrer às eleições. “Acredito que com esta sugestão de uma nova diretoria compostas de pessoas de notório saber conseguiremos oxigenar novos rumos administrativos para a Santa Casa de Arcos, pois este é um hospital que há décadas atende a nossa população. É inadmissível deixar que suas atividades sejam interrompidas, ” disse.

 

No final, com a contribuição do Prefeito, ficou sugerido nomes de um grupo de pessoas da sociedade, que irão se reunir para viabilizar a chapa e conduzir o processo de restauração, apoiados pelo Ministério Público, implementando as medidas necessárias.

 

.

VEJA TAMBÉM

Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024
SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO LATROCÍNIO EM ARCOS SEGUE PRESO

Um segundo suspeito chegou a ser detido, mas, foi liberado por falta de provas

02h03 13 Abril 2024