• 28/03/2024
06 Março 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 11h28
Fonte de Informação: http://www.rj.gov.br

Arcoense Walter Marinho participa de evento sobre cidades inteligentes no Rio de Janeiro

   A Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizaram, na terça-feira (19/2), o evento Kick Off – Smart Rio 2030, que debateu caminhos para tornar os municípios do estado mais inteligentes no horizonte dos próximos anos.

  No auditório anexo do Palácio Guanabara, o evento reuniu empresários, economistas e especialistas em gestão pública e privada, em torno da formulação de projetos que integrem a infraestrutura atual do estado às novas tecnologias, de forma sustentável e qualificada.

 
   - O conceito de cidades inteligentes é algo que vem sendo estudado na Câmara Metropolitana, e acredito que esse é um grande fórum para se debater isso. Temos pessoas muito qualificadas que estão presentes aqui e eu acredito que isso é só o começo – disse o secretário das Cidades, Juarez Fialho.

 
   Para os especialistas, as parcerias público-privadas (PPPs) terão destaque na modernização dos municípios nos próximos anos. Entre os projetos apresentados de maior destaque estão: o Saúde 4.0, que trata da integração dos sistemas de informação do SUS, e o Educação 4.0, que consiste em utilizar inteligência artificial no aprendizado das crianças.

 
   O Kick off Smart Rio 2030 foi o primeiro evento oficial em 2019 da Câmara Metropolitana, órgão estruturado para executar o Projeto Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PEDUI), disponível no site www.modelarametropole.com.br.


   Também participaram do evento o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Luis Fernando Panelli; o assessor-executivo da Câmara Metropolitano, Paulo Protásio; o presidente do Observatório da China para a America Latina, Walter Marinho; o coordenador de planejamento do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, Pedro Reis Martins; o diretor da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas para o Estado do Rio de Janeiro, André Guedes, representando o ecossistema de startups de Israel, Ricardo Hechtman; e o secretário Executivo de Niterói, Axel Grael.

 

arcoense
riodejaneiro
cidadeinteligente
2030
projeto

VEJA TAMBÉM