• 18/04/2024
18 Fevereiro 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 11h26
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

Prefeitura Municipal e Emater-MG lançam circuito técnico de palestras sobre desenvolvimento sustentável do agronegócio em Arcos e região

Vários temas foram abordados pelos palestrantes

Na última quinta-feira, 14, das 13h às 16h, na área de eventos da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade de São Domingos, zona rural de Arcos, foi realizada a primeira etapa do circuito de palestras técnicas coordenados pela Prefeitura Municipal de Arcos e a Emater - MG Arcos.

Nessa primeira atividade, o evento contou com a participação de parceiros como a empresa Embrapa CNPGL - Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite de Juiz de Fora / MG, a Unifor - MG - Centro Universitário de Formiga, as empresas Cevas Sanidade Animal, Rede do Campo - Império Rural e John Deere Tratores e Implementos, além da Paróquia Santo Antonio e o Banco do Brasil - Agência Arcos. A Prefeitura, participou da iniciativa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e da Secretaria de Educação - Escola Municipal Laura Andrade. O Secretário de Fazenda da Prefeitura de Arcos, Denio Dutra, fez a abertura do circuito de palestras representando o Prefeito Denilson Teixeira. O evento ainda contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente e Agricultura Robson Correia e do Secretário de Obras e Serviços Públicos Eduardo Cunha.

Esse projeto tem como meta, aprimorar ainda mais o atendimento técnico aos produtores rurais, através do convênio Emater-MG / Prefeitura Municipal de Arcos. O circuito irá priorizar as necessidades dos agricultores, colhidas a partir de diagnósticos rápidos participativos e que visa a ampliação de renda do produtor rural, estabelecendo sistemas de produção sustentáveis e proporcionando aos produtores rurais condições para apropriarem-se de tecnologias e de estratégias de gestão do sistema de produção, além de valorização de profissionais e empresas do segmento do agronegócio.

A comunidade rural do São Domingos foi a primeira a receber este circuito de palestras técnicas em 2019, intitulado "Encontro Técnico Regional em Sanidade Animal e Desenvolvimento Sustentável da Bovinocultura de Leite e de Corte", um total de 78 pessoas, entre produtores e familiares, estudantes e convidados participaram desta atividade.

Os temas abordados foram:

  • BRS Capiaçu - capim elefante de alto rendimento para produção de silagem: proferida por Paulino José Melo Andrade, pesquisador da Embrapa CNPGL - Juiz de Fora.
  • Controle estratégico de ectoparasitas - tripanosomia bovina - uma doença preocupante: proferida por Mateus Gonçalves, médico veterinário da Ceva Sanidade Animal.
  • Tristeza parasitária x tripanossomose dos bovinos de leite - diferenças e cuidados no tratamento: proferida por Vânia Maria de Oliveira, médica veterinária da Embrapa CNPGL - Juiz de Fora.
  • Controle estratégico de carrapatos em bovinos de leite; proferida por Vânia Maria de Oliveira, médica veterinária da Embrapa CNPGL - Juiz de Fora.
  • Um representante do Banco do Brasil falou sobre linhas de crédito do Pronaf para agricultores familiares e demais produtores.

Ocorreram ainda exposição de trator e implemento agrícolas da John Deere, exibição de produtos e serviços da Rede do Campo - Império Rural. Também foram distribuídas mudas de capim BRS Capiaçu, oferecida pelos agricultores familiares Itamar da Costa e Fabinho, além da entrega pela equipe da Embrapa aos agricultores Leandro e Fabinho de material genético do capim Curumim para que possam fazer uma experiência de produção e uso na alimentação animal.

Professor e alunos Unifor-MG informaram sobre cursos de graduação em Formiga.

No início e nos intervalos do evento, os produtores rurais ouviarm uma boa música de viola caipira ao som da dupla Joaquinzinho e Romerinho, produtores rurais da cidade de Arcos. No final do evento foi realizada uma confraternização onde todos puderam trocar experiências e uma boa prosa saboreando um delicioso lanche.

Tão logo sejam realizados outros diagnósticos, em outras comunidades, serão realizados outros encontros, buscando a participação cada vez maior de produtores rurais e empresas interessadas em interagir com os assuntos discutidos.

Arcos

VEJA TAMBÉM

Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024