• 12/07/2025
15 Janeiro 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 09h49
Fonte de Informação: ASSCOM

Médico Especialista do Hospital Eduardo de Menezes conduz palestra de orientações de condutas clínicas de tratamento da Dengue

Profissionais da área de saúde de Arcos e região participaram da atividade realizada na Casa de Cultura

Na última segunda-feira (14), na Casa de Cultura, o médico Guilherme Luís Milanez, Especialista em Infectologia da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e também trabalha no Hospital Eduardo Menezes, em Belo Horizonte, proferiu uma palestra para os profissionais da área de Saúde de Arcos e região, com orientações importantes sobre condutas clínicas efetivas no tratamento adequado de pacientes suspeitos de Dengue.

 

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de Arcos, Bambuí, Córrego Fundo, Divinópolis, Iguatama, Japaraíba e Lagoa da Prata acompanharam atentamente todas as informações fornecidas a respeito dos procedimentos clínicos específicos para o melhor desempenho curativo de pacientes sintomáticos da doença e como proceder aos protocolos de atendimento estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Para o doutor e diretor Técnico do Corpo Clínico do Hospital São José, Stanley R. A. Correia, a capacitação veio de encontro para o entendimento de protocolos de saúde específico para o tratamento desta doença. “Tivemos aqui uma atualização de novas diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde o que irá gerar um padrão de igualdade de atendimento, amenizando a possibilidade de complicações e agraves de pacientes”, ressaltou.

 

A enfermeira da Unidade Provisória de Hidratação do Hospital São José, Maria de Lourdes Fonseca Pimentel, também ressaltou que este foi um momento de esclarecimentos técnicos e práticos de condutas clínicas. “A palestra nos trouxe informações novas de condutas adequadas de tratamento e de identificação do quadro clínico e do direcionamento correto de transferência de pacientes que requerem mais cuidados, além de outros esclarecimentos importantes”, destacou.

 

De acordo com o médico da SES e do Hospital Eduardo de Menezes, Guilherme Luís Milanez, se o profissional de saúde entender todos os procedimentos clínicos, a identificação da doença se dará mais rápida e com as medidas curativas apropriadas possibilitará a melhora do paciente. “É sempre importante o profissional de saúde estar atento e atualizado frente a esta epidemia, porque são quadros clínicos diversos, então o paciente pode ter vários sintomas, entre eles febre, dores no corpo, abdominal e nos olhos, vômito. Que são sintomas inespecíficos e ele têm que estar atento para conseguir detectar que é um caso suspeito de Dengue e começar instituir as medidas de prevenção, com hidratação oral, acompanhamento e realização de exames, quando necessário. Isso que vai impactar na sobre vida do paciente e da melhora rápida do quadro clínico”, enfatizou.

 

Conheça o perfil profissional do Médico Guilherme Milanez

Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical

 

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Especialização - Residência médica

 

2006 - 2009

Hospital Eduardo de Menezes - FHEMIG

Residência médica em infectologia

 

 

.

VEJA TAMBÉM

Serpente de quase um metro é retirada de área urbana por bombeiros

Uma jiboia de cerca de 90cm foi encontrada no quintal de uma casa no bairro Vila Calcita, em Arcos, na manhã desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a captura segura do animal, que foi devolvido à natureza em local apropriado.

08h49 12 Julho 2025
Pitbull invade residência e fere cão de moradora no bairro Nossa Senhora Aparecida

Um cão solto causou tensão em uma residência no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Arcos. O caso mobilizou o Corpo de Bombeiros e terminou sem feridos graves.

09h02 10 Julho 2025
Fogo em área rural de Arcos ameaça propriedades vizinhas

Uma área de pasto no distrito Ilha, em Arcos, foi atingida por um incêndio na tarde desta terça-feira. A ação rápida dos Bombeiros impediu que o fogo se espalhasse e causasse danos maiores ao entorno.

13h04 09 Julho 2025
Melhorias no sistema videomonitoramento no distrito de Calciolândia reúne esforços do CONSEP, Bombeiros e iniciativa privada de Arcos

Uma força-tarefa envolvendo o CONSEP, o Corpo de Bombeiros e a iniciativa privada garantiu a melhoria da visibilidade do sistema de videomonitoramento em Calciolândia. A ação reforça o impacto da união comunitária na promoção da segurança pública.

13h30 08 Julho 2025