Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/1841/620979e44701e.jpg

Dizer não é um ato de amor e produtividade

Quer ser mais produtivo? Então aqui vai um conselho simples, mas poderoso: decida pelo NÃO! Isso mesmo. Aprender a dizer não pode transformar completamente sua produtividade — e sua vida. Muita gente tem dificuldade com isso, e é aí que tudo começa a desorganizar: a agenda, a rotina, o trabalho, as finanças e até os relacionamentos.

Dizer não é um gesto de amor, primeiro com você. Pense: quantos “sim” você já disse querendo, na verdade, dizer não? Emprestou o carro, o dinheiro, o seu tempo... por dificuldade de se posicionar?

Esse comportamento, muitas vezes, está ligado a carência emocional: o desejo de ser aceito, amado, de agradar todo mundo, o tempo todo. Mas, ao tentar agradar a todos, você se desagrada — e até deixa de cuidar bem de quem realmente ama.

Dizer não, não é egoísmo. É amor-próprio e também um presente para o outro, pois permite que ele se desenvolva. Muitos pais criam filhos emocionalmente frágeis porque não sabem impor limites. Muitos líderes têm times fracos por não saberem dizer o “danado” do não.

Claro, não é para sair dizendo não para tudo. É para dizer não ao que precisa ser não! Quem não consegue fazer isso, perde o controle da agenda, do tempo, da energia e, inclusive, da vida financeira.

E como começar? Use a técnica do “Não agora, sim, depois”. Exemplo: Ana te pede ajuda, mas você está com a agenda cheia. Em vez de dizer sim por impulso, diga:

“Ana, agora não consigo porque estou focada nesse projeto. Semana que vem a gente conversa.” Ou:

“No momento não posso, mas a Maria pode te ajudar, ela entende bem desse assunto.”

Você não está rejeitando, está apenas se respeitando. Com o tempo, sua autoconfiança cresce e fica mais fácil dizer essa palavrinha mágica: não. Quem tem clareza de propósito e missão sabe exatamente por que deve dizer não — e isso é profundamente libertador!

Outro ponto essencial para aumentar sua produtividade: reduza o acesso às redes sociais. Sim, elas viraram vício e estão acelerando nossos pensamentos de forma perigosa. Desacelerar é necessário para focar no que importa, conversar com pessoas, ler um bom livro, respirar com presença.

Dica prática: tire as notificações do WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram...
Elas roubam sua atenção, seu foco e seu tempo. Eu já tirei todas as notificações do meu celular. Escolho quando olhar. Eu sou a protagonista da minha vida — não as notificações. E olha que eu trabalho com o celular, igual a você. Se for urgente, vão me ligar. A tecnologia é minha aliada, mas não mando em mim. Reflita e experimente. Você vai se surpreender!

Com amor,

Veja também: