• 19/03/2024
23 Agosto 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 22h53
Fonte de Informação: Kamilly Castro

História inspiradora de Nicolas Sales Brito o autista de 20 anos que inspira e motiva por todo Brasil

A família Brito Sales deu uma palestra sobre “Autismo: Inclusão social e escolar, Um Sonho Mais Que Possível” na última quarta-feira (21)

 Na última quarta feira (21) o Portal Arcos esteve presente no evento sobre “Autismo: Inclusão social e escolar, Um Sonho Mais Que Possível” que aconteceu na Casa De Cultura de Arcos, palestrado pela família Brito Sales: Nicolas Brito Sales escritor, fotógrafo e autista, sua mãe Anita Brito e seu pai Alexsander Sales.

 

   O evento foi disponibilizado pela APAE que comemora a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e pela TE ACOLHE que é uma Associação de Apoio aos Pais e Familiares de Pessoas com Autismo, que completa um ano de ação em Arcos.

 

  Nicolas foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista aos cinco anos, após inúmeras consultas com vários médicos desde os oito meses. Quando descoberto era o segundo caso no mundo, por se tratar de um grau de autismo mais severo e raro, seus pais se empenharam e aprofundaram ainda mais nos estudos e pesquisas sobre o autismo. Anita Brito é doutoranda pela USP (Universidade de São Paulo) em neurociência e estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e Mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Alexsander Sales é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui MBA em logística empresarial pela FGV e atualmente percorrem todo o país compartilhando conhecimento e experiências sobre o TEA e motivando, incentivando as famílias, escolas, empresas que tem em seu ciclo, autistas.

 

  Nicolas escreveu dois livros, um deles é “Ivana e a cura para o preconceito” que fala sobre a superação e persistência de uma coelha que teve como inspiração o animal de estimação do jovem, o livro é infantil, mas Nicolas ressalta que o mesmo é atemporal e todos deveriam ler pois passam uma mensagem de respeito, aborda sobre o tema preconceito e seguir os sonhos. E o seu segundo livro que demorou três anos para ser concluído fala sobre sim é “Tudo que eu posso ser”, uma biografia, que Nicolas escreveu com suas palavras sobre sua vida em todos estes anos, as dificuldades e experiências, um livro escrito por um autista que é um ser humano inspirador para todos nós.

 

  Nossa equipe conversou com Nicolas e sua família, e percebemos toda interatividade do rapaz que motiva a todos correrem atrás dos seus sonhos e seus pais que são inspirações para as famílias que tem em seu ciclo alguém que “vive em seu próprio mundo”, alguém que possui o TEA. Pais que tanto lutaram para o desenvolvimento do jovem e hoje tem o orgulho e satisfação de ver o filho palestrando por todo Brasil, e lutando diariamente ao lado de Nicolas, para que a cada vez ele se torne mais independente e supere seus próprios desafios.

 

  Alexander Sales, pai de Nicolas Sales Brito nos cedeu uma entrevista sobre o evento e as palestras e LiliaN Garcia (presidente do TEAcohe) e Adriana Souza Couto (diretora da APAE) conversaram com nossa equipe sobre a organização, parceria e motivos da realização do evento que marcou e agregou muito conhecimento a quem esteve presente no evento, confira:

 

 

 

“Nem todo ser humano é autista, mas todo autista é ser humano e cada autista é único” –Nicolas Sales Brito

nicolas
anita
alexander
salesbrito
teacolhe
apae
autismo
palestras
superação
inspiração

VEJA TAMBÉM

Sem reclamar!

“Fazei tudo sem murmurações nem contendas”. Filipenses,2:14

08h48 18 Março 2024