Kaio tinha 10 anos quando começou a acompanhar o tio eletricista no trabalho. Foi ali que nasceu o interesse pela área. Ele continuou trabalhando com o tio até os 21 anos e descobriu que gostava de resolver problemas elétricos. Kaio seguiu na área, entrou para a faculdade de Engenharia em 2014 e se formou em 2019. O interesse pela energia solar também foi crescendo nesse caminho. Antes de abrir a própria empresa, Kaio trabalhou por cerca de dois a três anos em uma empresa do setor, experiência que ajudou a aperfeiçoar os conhecimentos que já havia adquirido durante a faculdade.
Mas o desejo de ter o próprio negócio já existia. Em 2020, ele decidiu deixar o emprego e seguir sozinho, com a ideia de trabalhar com energia solar em Arcos e região. O começo, porém, não foi simples. Poucos dias depois de abrir a empresa, veio a pandemia, tornando os primeiros meses um período de incertezas.
Foi na época da pandemia. Poucos dias depois que eu abri a Solektro, veio a pandemia. Então foi um desafio muito grande no início, mas, graças a Deus, vem dando tudo muito certo.
Lembra Kaio.
Até o nome escolhido para a empresa carrega um pouco da história do fundador. Solektro nasceu da união entre “sol” e “eletro”, em referência à energia solar e à área elétrica. O “K” foi acrescentado para representar Kaio.
Com o passar dos anos, a empresa também ampliou sua atuação. Ao longo desses seis anos, a Solektro já entregou mais de 1.000 projetos, segundo Kaio. A empresa, que começou com foco em energia fotovoltaica, ampliou sua atuação e hoje também trabalha com manutenção e elétrica industrial, atendendo clientes em Arcos e em outros estados, como Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo. Mesmo com a expansão para novas áreas, a energia fotovoltaica continua sendo o carro-chefe da empresa.
Mas os seis anos não mudaram apenas o tamanho da empresa. Também transformaram quem estava à frente dela. Ao longo desse período, Kaio conta que precisou aprender a ser empresário, além de engenheiro. A rotina trouxe novos desafios, principalmente na gestão da empresa e na relação com a equipe.
Dentro desses seis anos, mudou muita coisa, principalmente mentalidade, a minha mentalidade pessoal e a minha mentalidade profissional, de começar a entender melhor de como gerir uma empresa.
Conta Kaio.
Essa mudança também aparece na forma como ele fala sobre os colaboradores. Segundo Kaio, a empresa procura evitar a rotatividade da equipe e mantém profissionais que estão com ele há mais de quatro anos.
O crescimento da Solektro também trouxe novos desafios para a equipe. Um deles está em andamento no Espírito Santo e, segundo Kaio, chamou a atenção justamente pelo desafio apresentado desde o início: o cliente sabia o que queria, mas não passou muitos detalhes sobre como chegar à solução. A equipe assumiu o trabalho e vem desenvolvendo o projeto desde janeiro, com previsão de conclusão para setembro.
Para o futuro, Kaio pretende seguir crescendo, ampliar o portfólio e aperfeiçoar o trabalho que a Solektro já realiza, com uma atuação cada vez maior no mercado de elétrica industrial. Mais do que ampliar os negócios, ele também destaca uma preocupação que está ligada diretamente às pessoas que fazem parte dessa história: manter a empresa funcionando e garantir o salário dos colaboradores. Para Kaio, esse também é um dos pontos mais importantes quando pensa nos próximos anos.
Seis anos depois de transformar o sonho em empresa, Kaio olha para trás e reconhece o caminho percorrido. O interesse pela eletricidade, que começou ainda na infância, virou uma profissão, uma empresa e uma trajetória construída ao longo dos anos.
E se pudesse voltar ao primeiro dia da Solektro e conversar com o Kaio que estava começando, o conselho seria simples:
Eu diria para ele não desistir. Para continuar sonhando, porque o sonho dele e os planos dele vão dar certo.