storage/ads_banner/2107/1769530778-arcomcredi-portal-arcos-1025x150-consignado.png

O ano muda quando sua mentalidade muda

Hoje eu começo com uma frase que eu amo:

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

Só é possível alcançar uma vida verdadeiramente abundante e próspera quando aprendemos a ouvir com o coração. E vou te dizer: essa escuta passa, sim, pela mente rsrs… pelo nosso modelo mental, aquilo que chamamos de mindset.

A principal estudiosa do tema e autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, Carol S. Dweck, explica que o mindset revela a forma como enxergamos as situações da vida — de maneira mais otimista ou pessimista — e como nos comportamos diante delas.

Ela apresenta dois modelos mentais: o mindset fixo e o mindset de crescimento.

Na mentalidade fixa estão pessoas resignadas, que aceitam as condições que lhes são impostas. Frases como “Por que vou querer mudar de vida? Tem que ser assim!” são comuns. Geralmente, é um perfil mais inseguro, que duvida das próprias capacidades e acredita não conseguir desenvolver novos conhecimentos e habilidades, o que leva à estagnação. Já no mindset de crescimento, as pessoas acreditam em suas habilidades e sabem que podem desenvolver novos talentos por meio da dedicação. O otimismo é uma de suas marcas. Errar, tentar novamente e aprender com cada experiência se transforma em virtude. E aí vem a pergunta que não quer calar: Qual é o seu mindset? Fixo ou de crescimento?

Se ficou na dúvida, deixo algumas reflexões:

Quanto você tem se preparado para construir uma carreira profissional bacana? Quantos livros lê por ano? Quantos cursos gratuitos, disponíveis nas redes sociais, você fez no último ano?

Se você quer ser valorizado, valorize-se. Coloque valor na sua bagagem. Vivemos hoje em um mundo BANI: Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Non-linear (não linear) e Incomprehensible (incompreensível). Só haverá espaço para quem estiver disposto a desaprender e aprender todos os dias. Tudo muda rápido. Para realizar seus sonhos e conquistar liberdade financeira, será preciso fazer diferente. Não existe milagre. Existe investimento em si.

A sua mentalidade influencia profundamente sua vida. Todos nós nascemos “zerados”. Então, por que alguns prosperam e outros não? A resposta é simples — embora não seja fácil.

Uns focam nos problemas. Outros escolhem enxergar possibilidades. Por isso, bora parar de re-clamar (clamar duas vezes) aquilo que você não quer para a sua vida. Reclamar não resolve; enfraquece.  Tudo começa a mudar quando paramos de reclamar e começamos a agradecer. Isso é neurociência.

E aqui vai um segredo das mentes empreendedoras e bem-sucedidas: elas entregam mais do que foi prometido ou solicitado. Este novo ano não pede mais pressa, pede consciência. Não exige perfeição, mas decisão. Que você escolha começar diferente, investir em si e construir, passo a passo, a vida de abundância e prosperidade que faz sentido para você. A escolha — como sempre — é sua.  Com amor.

Veja também:

Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.