A Fundação Dirce Figueiredo promove, nos meses de novembro e dezembro, a programação de encerramento anual de suas atividades formativas, realizadas nas cidades de Matozinhos, São José da Lapa e Arcos. As apresentações reúnem estudantes de instrumentos de cordas que compõem as orquestras da instituição, grupos de percussão, flautas, canto coral e canto individual, evidenciando o percurso pedagógico desenvolvido ao longo de 2025.
As atividades tiveram início em Matozinhos, no Palácio da Cultura, com apresentações realizadas nos dias 22 de novembro, às 19h, e 23 de novembro, às 17h e 19h30. Em São José da Lapa, o evento ocorre no Cine Teatro Professor Vicente de Paula Costa, acontecerá no dia 6 de dezembro, às 19h30. Já em Arcos, as apresentações serão realizadas na própria Fundação Dirce Figueiredo, nos dias 9 e 10 de dezembro, ambas às 19h30. Os eventos são gratuitos e abertos ao público (Sujeito à lotação).
De acordo com Leonardo Campos, presidente da Fundação Dirce Figueiredo, o ciclo de apresentações sintetiza o trabalho formativo desenvolvido durante o ano. “Encerramos o ano celebrando o crescimento artístico e humano dos nossos alunos. Cada apresentação reflete não apenas o talento que desenvolvem, mas também o processo diário de aprendizado, disciplina e sensibilidade cultivado em cada ensaio. É uma alegria imensa compartilhar esses resultados com toda a comunidade”, destaca.
A Fundação Dirce Figueiredo conta com patrocínio da Lhoist, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para José Rabello de Oliveira Júnior, gerente geral de Relações Institucionais da Lhoist, iniciativas como essa reforçam o papel transformador das vidas nos territórios onde a empresa atua. “Acreditamos profundamente no impacto que a arte e a educação têm na formação e transformação de crianças e jovens. Ver o talento desses estudantes chegar ao palco, diante das famílias e das comunidades, é a prova de que investir em cultura é investir no futuro. É uma satisfação para todo nós da Lhoist apoiar um projeto que promove o desenvolvimento humano, pertencimento e novas oportunidades”, afirma.

Programação detalhada:
SÃO JOSÉ DA LAPA
06/12 (sábado), às 19h30
Local: Cine Teatro Professor Vicente de Paula Costa
Violinos, Violas e Violoncelos, Grupo de Criação Musical, Grupo de Percussão e Marimba, Grupo de Canto Coral
ARCOS
09/12 (terça), às 19h30
Local: Fundação Dirce Figueiredo
Violinos, Violas e Violoncelos – Turmas A e B e Prática de Orquestra
10/12 (quarta), às 19h30
Violinos, Violas e Violoncelos – Turmas C e D, Prática de Orquestra