O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atendeu, na noite de 26 de novembro de 2025, a duas ocorrências de captura de animais silvestres em Arcos, ambas classificadas como envolvendo animais perigosos ou agressivos, ou em situação de risco.
A primeira ocorrência, às 19h50, envolveu a presença de uma serpente da espécie cascavel, de médio porte, em uma varanda lateral de uma residência no Bairro Parque Floresta II.
A guarnição foi acionada pelo COBOM após a moradora perceber o animal próximo a uma cadeira, encostada no muro. Os militares realizaram a avaliação de segurança e efetuaram a captura da serpente utilizando técnicas e equipamentos adequados, garantindo a proteção dos moradores e do próprio animal.

A cascavel foi acondicionada de maneira segura e, após a ação, foi encaminhada a uma área ambiental adequada, seguindo os protocolos estabelecidos. A ocorrência foi encerrada sem intercorrências.
Pouco tempo depois, às 20h30, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência envolvendo um gambá que estaria em situação de risco em área urbana no Bairro São Judas Tadeu.

Seguindo as orientações da ITO 26 sobre ações com animais silvestres, a guarnição providenciou o transporte adequado. O gambá foi solto em uma área de vegetação compatível com seu habitat natural, em local seguro e afastado de regiões urbanizadas, deslocando-se normalmente pelo terreno.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de que a população evite manusear animais silvestres, acionando o 193 sempre que identificar situações de risco.