• 12/07/2025
25 Junho 2025 às 15h45

Mudança de pátio de manobras da VLI em Arcos motiva audiência

Comissão quer garantir recursos da Lei das Ferrovias para transferir a estrutura e acabar com transtornos causados aos moradores.

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas debate, nesta quinta-feira (26/6/25), a necessidade de retirada do pátio de manobras da VLI Logística do perímetro urbano de Arcos, na região Centro-Oeste do Estado. A empresa opera a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O requerimento é do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT). Ele argumenta que a estrutura causa transtornos aos moradores e prejudica a fluidez do trânsito no município. A audiência será às 10h30 no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate

De acordo com informações do gabinete de Alencar da Silveira Jr., a ideia é transferir o pátio de manobras para uma região conhecida como Boca da Mata, no próprio município de Arcos, mas fora do perímetro urbano.

O deputado reivindica parte dos recursos da Lei Federal 14.273, de 2021, a Lei das Ferrovias, que, segundo ele, prevê cerca de R$ 5 bilhões para projetos do setor em Minas. A renovação da concessão da FCA à VLI, ainda em negociação, também pode gerar os recursos necessários.

O pátio de manobras da VLI, segundo o gabinete parlamentar, situa-se em uma área próxima a duas das principais vias que interligam diversos bairros de Arcos e tem causado transtornos como interrupções no tráfego, poluição sonora e riscos à segurança dos moradores.

Não podemos aceitar que cidade continue sendo penalizada por uma estrutura que deveria impulsionar o desenvolvimento e, não, causar transtornos. Vamos lutar para que Arcos receba parte desses recursos e possa executar o projeto fundamental para o bem-estar da população Dep. Alencar da Silveira Jr.

O texto do gabinete salienta que as manobras realizadas frequentemente obstruem acessos importantes, como a Avenida Magalhães Pinto e a região conhecida como Pulo do Gato, ambos utilizados para o deslocamento até o centro da cidade.

Acessos secundários pelos bairros Oto Maia e Cidade Nova também são impactados. Esses bloqueios, segundo o parlamentar, ocorrem inclusive nos horários de pico, agravando os congestionamentos e dificultando o deslocamento da população.

Outro fator preocupante seriam as falhas na sinalização e na proteção ao longo da linha férrea que cruza 14 bairros do município, expondo pedestres a riscos constantes de acidentes. A poluição sonora também estaria comprometendo a qualidade de vida das pessoas.

Conforme o gabinete, as autoridades municipais avaliam que a transferência do pátio abriria espaço para o desenvolvimento urbano planejado, podendo viabilizar, por exemplo, a construção de uma avenida coletora. 

A reunião integra a programação do Tema em Foco, no âmbito do Assembleia Fiscaliza, iniciativa voltada para o monitoramento intensivo de políticas públicas no âmbito das comissões da ALMG.  

Moradores, autoridades e lideranças de Arcos são aguardados na audiência. Entre os convidados, há a confirmação da participação de Alessandro Baumgartner, superintendente de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

VEJA TAMBÉM

Serpente de quase um metro é retirada de área urbana por bombeiros

Uma jiboia de cerca de 90cm foi encontrada no quintal de uma casa no bairro Vila Calcita, em Arcos, na manhã desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a captura segura do animal, que foi devolvido à natureza em local apropriado.

08h49 12 Julho 2025
Pitbull invade residência e fere cão de moradora no bairro Nossa Senhora Aparecida

Um cão solto causou tensão em uma residência no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Arcos. O caso mobilizou o Corpo de Bombeiros e terminou sem feridos graves.

09h02 10 Julho 2025
Fogo em área rural de Arcos ameaça propriedades vizinhas

Uma área de pasto no distrito Ilha, em Arcos, foi atingida por um incêndio na tarde desta terça-feira. A ação rápida dos Bombeiros impediu que o fogo se espalhasse e causasse danos maiores ao entorno.

13h04 09 Julho 2025
Melhorias no sistema videomonitoramento no distrito de Calciolândia reúne esforços do CONSEP, Bombeiros e iniciativa privada de Arcos

Uma força-tarefa envolvendo o CONSEP, o Corpo de Bombeiros e a iniciativa privada garantiu a melhoria da visibilidade do sistema de videomonitoramento em Calciolândia. A ação reforça o impacto da união comunitária na promoção da segurança pública.

13h30 08 Julho 2025