Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

Infância e trauma: o que acontece na infância não fica só na infância

A infância é uma fase muito importante na vida de qualquer pessoa. O cérebro de uma criança é como uma “esponja” pronto para absorver as novas informações, aprender novos comportamentos, e a lidar com novas situações e sentimentos. E tudo será guardado, de alguma forma, como situações de aprendizado. Sensações ruins e episódios ruins também serão guardados, podendo gerar os traumas. 

As cargas emocionais, assim como os traumas, podem ser carregados ao longo da vida adulta. Podendo causar vários problemas e transtornos psicológicos. Influenciam na forma como o adulto vai conduzir suas vivências, gerando respostas emocionais que podem causar sofrimento a pessoa. 

Concluímos então que o que acontece na infância não fica somente na infância, e sim percorre caminhos longos nas nossas vidas. E, porque nos lembramos dos traumas, mesmo depois de tanto tempo ter se passado? A resposta é que, associamos o acontecimento do trauma que com certeza foi de grande impacto na infância, a um cheiro específico, a uma cor, a uma sensação, por exemplo. E desta forma sempre que isso for acessado no nosso cérebro estaremos em lembrança com o trauma, revivendo a sensação que causou o trauma, de forma consciente ou inconsciente. 

E para quem está se perguntando se é possível tratar traumas, a resposta é sim! O psicólogo promove um trabalho em direção ao tratamento dos traumas auxiliando nos sintomas que vieram com o mesmo, como: ansiedade, depressão, pânico e entre outros. É importante lembrar que a terapia voltada ao trauma não exige que o paciente se lembre e conte sobre detalhes perturbadores que ocorreram durante a situação. Será trabalhado a melhor forma de lidar com as memórias e sentimentos que se relacionam com o trauma. Ressignificando e ajudando a seguir a vida normalmente, impedindo que questões relacionadas influenciem negativamente no presente e no futuro. 

@psicologa_selmarodarte 

SOLICITE ATENDIMENTO!  

(37) 99860-2600

Veja também: