A infância é uma fase muito importante na vida de qualquer pessoa. O cérebro de uma criança é como uma “esponja” pronto para absorver as novas informações, aprender novos comportamentos, e a lidar com novas situações e sentimentos. E tudo será guardado, de alguma forma, como situações de aprendizado. Sensações ruins e episódios ruins também serão guardados, podendo gerar os traumas.
As cargas emocionais, assim como os traumas, podem ser carregados ao longo da vida adulta. Podendo causar vários problemas e transtornos psicológicos. Influenciam na forma como o adulto vai conduzir suas vivências, gerando respostas emocionais que podem causar sofrimento a pessoa.
Concluímos então que o que acontece na infância não fica somente na infância, e sim percorre caminhos longos nas nossas vidas. E, porque nos lembramos dos traumas, mesmo depois de tanto tempo ter se passado? A resposta é que, associamos o acontecimento do trauma que com certeza foi de grande impacto na infância, a um cheiro específico, a uma cor, a uma sensação, por exemplo. E desta forma sempre que isso for acessado no nosso cérebro estaremos em lembrança com o trauma, revivendo a sensação que causou o trauma, de forma consciente ou inconsciente.
E para quem está se perguntando se é possível tratar traumas, a resposta é sim! O psicólogo promove um trabalho em direção ao tratamento dos traumas auxiliando nos sintomas que vieram com o mesmo, como: ansiedade, depressão, pânico e entre outros. É importante lembrar que a terapia voltada ao trauma não exige que o paciente se lembre e conte sobre detalhes perturbadores que ocorreram durante a situação. Será trabalhado a melhor forma de lidar com as memórias e sentimentos que se relacionam com o trauma. Ressignificando e ajudando a seguir a vida normalmente, impedindo que questões relacionadas influenciem negativamente no presente e no futuro.
SOLICITE ATENDIMENTO!
(37) 99860-2600
Segundo o condutor do carro, uma conversão inesperada e um obstáculo visual causaram uma colisão preocupante na Avenida Magalhães Pinto. O casal ferido recebeu atendimento, e o acidente levanta questões sobre segurança no trânsito.
Bombeiros de Arcos intensificam vistorias em terrenos para evitar incêndios e conscientizar moradores sobre os riscos. A Operação Alerta Verde reforça a importância da prevenção e do cuidado com áreas de vegetação na cidade.
A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou um homem de 64 anos suspeito de abusar de suas próprias netas, após investigações revelarem anos de violência. O caso expõe a importância da denúncia para a proteção das vítimas e a busca por justiça.
A operação Escarlate, realizada como parte de investigações sobre 4 homicídios ocorridos entre março e maio, possivelmente ligados ao tráfico de drogas, resultou na prisão temporária de 2 suspeitos e no cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Com o avanço da Operação Alerta Verde, terrenos abandonados estão sendo fiscalizados para conter incêndios e riscos à saúde pública. Saiba como essa iniciativa pode impactar a segurança e o bem-estar da cidade!
O Bela Vista mostrou sua força mais uma vez e venceu um duelo intenso contra o Palmeiras no Municipal de Arcos. Mesmo com a pressão adversária, a equipe soube aproveitar as oportunidades e garantiu mais uma vitória emocionante. Confira os detalhes.
Foram registradas 18 ocorrências pela PM de Arcos, incluindo estelionato, furtos e conflitos diversos. Mas o caso que mais chamou atenção foi o furto de um televisor em uma empresa ferroviária.
Uma vítima enfrentou uma crise de falta de ar na madrugada e recebeu atendimento emergencial dos bombeiros. Com rapidez e técnica, a equipe estabilizou a paciente e garantiu sua transferência segura ao hospital.
Um gambá precisou ser resgatado pelos bombeiros em uma residência. Com técnica e cuidado, o animal foi devolvido à natureza, e a operação chamou a atenção pela eficiência e respeito à vida silvestre.