Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/1840/620979bb75b01.jpg

Três passos para ser um profissional valorizado

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e em busca de profissionais que invistam no desenvolvimento constante de suas habilidades técnicas (hard skills) e competências comportamentais (soft skills). Comunicação assertiva, persuasão, proatividade, resolução de conflitos e a capacidade de trabalhar sob pressão são exemplos de competências essenciais. A boa notícia é que essas habilidades podem ser aprendidas e aprimoradas, eu mesma venho buscando isso todos os dias.

Temos visto, a revolução promovida por empresas como Uber, Netflix e WhatsApp transformou os modelos tradicionais de negócios, utilizando a tecnologia para oferecer serviços mais eficientes e acessíveis. O que aprendemos com isso é que no mundo empresarial moderno, uma única certeza prevalece: tudo pode mudar, e mais rápido do que imaginamos.

Com essa transformação, surgiram novos modelos de trabalho. Conceitos como cultura colaborativa, trabalho em equipe (team work) e gestão descentralizada estão ganhando espaço, até mesmo em organizações mais conservadoras.

Embora o domínio da tecnologia, como programação e design, seja cada vez mais valorizado, pode ter certeza absoluta, eu estou nesse mercado: as habilidades humanas continuam indispensáveis. Criatividade, pensamento crítico, reflexão e capacidade de persuasão são diferenciais que asseguram espaço para profissionais bem-preparados.

Se você deseja se destacar, aqui estão três dicas fundamentais:

1. Invista no aprendizado contínuo: Vivemos em um mundo dinâmico, onde o conhecimento de ontem pode se tornar obsoleto hoje. Por isso, esteja sempre atualizado e aberto a aprender. Manter-se em constante evolução é crucial para se manter competitivo.

2. Tenha a tecnologia como aliada: A tecnologia não é inimiga. Ela otimiza processos e melhora resultados. Mesmo fora da área de tecnologia, familiarize-se com ferramentas digitais importantes para sua atuação. Lembre-se: robôs eliminarão tarefas repetitivas e pouco significativas, mas abrirão espaço para novas oportunidades. Quem estiver qualificado, terá vantagem.

3. Seja humano: Por trás das plataformas tecnológicas, sempre haverá espaço para pessoas preparadas. Máquinas não possuem criatividade, pensamento crítico ou habilidades interpessoais. Valorize boas relações, aprenda a trabalhar em equipe e esteja atento às novas experiências. Além disso, mantenha-se atualizado sobre diversos assuntos, pois profissionais versáteis e bem-informados se destacam.

Adotar essa mentalidade exige uma mudança de perspectiva: em vez de focar nos obstáculos, enxergue as oportunidades. Construir a sua melhor versão está ao seu alcance. A escolha é sua! Com amor,

Márcia Berto.

Veja também: