storage/ads_banner/1827/65523003a7a71.jpg

A vida financeira do seu negócio vai de mal a pior? Tem jeito, vem comigo!

Neste artigo, Márcia Berto apresenta um passo a passo prático para diagnosticar a saúde financeira do negócio e retomar o controle rumo à prosperidade.

A vida financeira do seu negócio vai de mal a pior? Pedindo socorro? Tem jeito! Acalma teu coração. Eu trabalho há mais de 32 anos no mercado financeiro e conheço de perto a dor de muitas pessoas quando o assunto é dinheiro, mas posso te afirmar: o melhor caminho é encarar a situação. Se você conhecer bem a realidade financeira da sua vida e do seu negócio, muitas dificuldades podem ser evitadas, corrigidas e você colherá melhores resultados.

Infelizmente, muitas empresas passam por situações difíceis, mas isso não pode ser motivo para não se reinventar. É preciso buscar alternativas para organizar a vida financeira da sua empresa. Por isso, vou te apresentar uma ferramenta para você colocar em prática hoje mesmo!

Faça um raio-x, um diagnóstico do seu negócio. Só é possível adotar a melhor estratégia se você conhecer profundamente sua empresa e os números que ela te entrega. Talvez você pense: “meu negócio está indo muito bem, não preciso disso!”. Muito pelo contrário: se quiser que ele continue bem, mais um motivo para fazer o diagnóstico financeiro — um levantamento de todas as entradas (receitas/faturamento) e saídas (custos e despesas).

Não complica: se tiver facilidade, abra uma planilha no Excel. Se não souber, peça ajuda a alguém e aprenda logo rsrs. E, se não tiver acesso à tecnologia, faça em um caderno mesmo. O importante é levantar os dados. Mas, como você quer crescer sua empresa, logo essa anotação em papel não vai funcionar. Automatize esse processo. Sem desculpas... muda o mindset: o sucesso do negócio depende disso!

Liste todos os custos fixos e variáveis (mercadorias, folha de pagamento, aluguel, água, luz, marketing, impostos, seu pró-labore), enfim, tudo que sai e entra. Conhecendo os valores, fica mais fácil reduzir custos, cortar gastos supérfluos, evitar despesas desnecessárias e buscar alternativas para aumentar o faturamento.

Mas atenção: um grande erro dos empreendedores é misturar o dinheiro pessoal com o da empresa. Isso pode levar ao fracasso. Estabeleça sua retirada, seu pró-labore, e organize-se para viver com ele. Ao analisar muitas empresas, não raro encontrei negócios rentáveis, mas “quebrados” pelas retiradas dos sócios para manter um padrão de vida acima do faturamento.

Avalie com cuidado, faça ajustes e seja honesto com a sua empresa, com você e com sua família. Viva com o pró-labore que a empresa pode pagar. O jeito certo de tomar boas decisões é conhecendo de verdade o seu negócio - e o financeiro é a mola mestra.

Faça seu diagnóstico financeiro e acredite: tem caminhos, tem jeito!

Veja também:

Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.