Na tarde de hoje, 03 de janeiro, Kátia Mateus (PL), presidente da Câmara, protocolou um ofício ao prefeito Wellington Roque solicitando que o Poder Executivo analise a possibilidade de se conceder um aumento real efetivo aos servidores públicos municipais. Segundo o documento, nos últimos anos foram concedidos apenas reajustes inflacionários que impactaram diretamente no poder de compra destes trabalhadores.
Para a vereadora, “as anuais e sucessivas revisões remuneratórias, atreladas sistematicamente apenas aos limites dos índices inflacionários, certamente vêm impossibilitando a valorização concreta desses dedicados trabalhadores, tendo em vista que os indicadores oficiais não correspondem precisamente à realidade de nossa cidade”. Ela também citou o reajuste do salário-mínimo pelo Governo Federal e o aumento de R$ 30 milhões no orçamento previsto para 2025 como circunstâncias que facilitariam a concessão deste aumento.
Vale lembrar que elaboração dos projetos de lei que tratam de reajuste salarial para os servidores do Poder Executivo é uma atribuição exclusiva do Prefeito. Os vereadores podem enviar sugestões e solicitações por meio de ofícios, indicações e requerimentos, mas a decisão final e a autoria de proposições desta natureza competem apenas à Prefeitura.