Emocionante, inspiradora e cheia de gratidão, é assim que se apresenta, sem a necessidade de colocarmos adjetivos, a história da pequena Alice Castro dos Santos, uma menina que, aos 9 anos, enfrentou um dos maiores desafios de sua vida. Hoje, mais de um ano depois de sua cirurgia, ela e a família celebram todos os dias essa vitória e testemunho de fé.
A cirurgia aconteceu no dia 02 de outubro de 2023 e o Portal Arcos, que acompanhou as campanhas que antecederam a cirurgia de Alice, falou com Miriam Cristina dos Santos, sua mãe, que compartilhou os detalhes dessa jornada desafiadora.
O diagnóstico
“Alice estava com 9 anos quando foi diagnosticada com um tumor no cérebro. Foi uma notícia que, num primeiro momento, nos deixou sem chão. Alice sempre foi uma criança muito saudável, e esse diagnóstico foi um choque para todos nós,” relembra Miriam. Na época, seu segundo filho, Arthur, tinha apenas 3 meses de vida, tornando a situação ainda mais delicada.
Miriam conta que chorou muito ao receber a notícia, sentindo uma mistura de dor, tristeza e angústia. No entanto, a fé inabalável em Deus deu forças a ela e ao marido, Ramon, para mudar a percepção e confiar no milagre. “Entreguei toda essa situação nas mãos de Deus e descansei meu coração,” disse ela.
Alice, embora não tivesse plena noção da gravidade da situação, sabia que tinha um "carocinho" na cabeça que precisava ser removido. Miriam sempre a confortava, afirmando que havia um exército em oração por ela e que tudo ficaria bem.
A cirurgia
Assim que o diagnóstico foi confirmado, a família começou uma corrida contra o tempo para conseguir os recursos necessários para a cirurgia, pois se tratava de um procedimento de alto custo que dificilmente conseguiriam sem a ajuda de outras pessoas.
Miriam e sua família recorreram às redes sociais para pedir ajuda, e a repercussão foi maior que esperavam. “Todos se comoveram com o caso da Alice e nos ajudaram de alguma forma, seja em orações, financeiramente ou no compartilhamento da campanha,” explicou Miriam.
Graças à generosidade de pessoas da comunidade e de tantos outros lugares, Alice pôde realizar o procedimento sem passar por tratamentos prévios ou posteriores. A cirurgia foi um sucesso, e a biópsia revelou que o tumor era benigno. “Deus nos deu uma paz e uma certeza tão grandes em nossos corações de que tudo ia dar certo, que, durante a cirurgia, eu apenas orava e pedia a Deus que trouxesse minha filha de volta saudável e curada. Deus ouviu cada oração em favor dela e deu tudo certo” recorda Miriam.
Ela recordou também todas as formas que a comunidade encontrou de colaborar para que Alice conseguisse a cirurgia: “fizeram rifas, show beneficente, caixinhas com troco solidário, motocross beneficente, vendas de produtos em prol desta causa, divulgações em rádio, nas redes sociais, jornais, bazar com vendas de roupas, vaquinha virtual, doações através da Chave Pix, além dos grupos de orações, independente de religião, estavam todos unidos a esse favor”, ressalta.
A mobilização da comunidade foi essencial para o sucesso da cirurgia de Alice. “Todos os gestos de apoio nos marcaram profundamente. Isso nos mostrou o quanto ainda existem pessoas de bom coração,” comenta.
A vida depois da cirurgia
Hoje, Alice está saudável e leva uma vida normal. A família comemora cada mês desde a cirurgia, celebrando o que chamam de “mesversário”. Para Miriam, os maiores aprendizados dessa experiência foram valorizar as pequenas coisas do dia a dia, ter mais fé e acreditar na bondade das pessoas.
Tenho plena certeza de que em tudo Deus tem um propósito e onde quer que Alice esteja, irá levar esse testemunho da grandeza do Milagre de Deus na vida dela e ela terá um futuro brilhante - afirmou Miriam.
Mensagem de esperança
Para outras famílias enfrentando desafios semelhantes, Miriam deixa uma mensagem de fé e esperança: “Tudo é possível ao que crê. Se tivermos fé e confiarmos em Deus com todo nosso coração, o fardo se torna mais leve e, no final, dá tudo certo.”
Gratidão a Deus por esse milagre e a comunidade que se mobilizou é o que define o sentimento da família de Alice. “Vocês também fizeram parte dessa vitória. Peço a Deus que abençoe cada um de vocês abundantemente e saibam que a ajuda de cada um fez uma diferença enorme para que pudéssemos fazer a cirurgia da Alice.” concluiu Miriam, agradecendo a todos que contribuíram para essa jornada.
A história de Alice é um testemunho poderoso da força da fé e da solidariedade. Que sua recuperação continue a inspirar e trazer esperança para muitas outras famílias.
Especialista em voz destaca a expressividade como meta para o sucesso pessoal e profissional no novo ano.
A saúde mental não pode passar em branco.