Exercer uma liderança de alta performance é uma atividade complexa e desafiadora, mesmo porque esse líder, além de habilidades técnicas (chamadas de Hard Skills) precisa desenvolver habilidades humanas (também conhecidas por soft skills), para conseguir fazer a gestão de si e do seu time, alinhando tudo isso aos interesses da organização.
Uma equipe de alta performance se desenvolve com o apoio e desempenho do líder “overdelivery”, que entrega além daquilo que se espera, que motiva e inspira seu time de profissionais a fazer uma entrega de valor e que, de fato, gere resultados extraordinários. Ter equipes que geram resultados excepcionais é um processo de construção gradativa, uma construção diária, que exige do líder dedicação, acompanhamento e alinhamento para tratar gaps e estimular o melhor de cada membro da equipe, tudo isso é possível, mas claro com uma boa dose de esforço e dedicação, sobretudo saber fazer uma boa gestão do tempo.
A gestão do tempo é uma habilidade fundamental em todos os âmbitos da vida, tem o propósito de te ajudar a aprimorar a realização de tarefas, de modo a aumentar sua produtividade e eficiência. Vou deixar aqui 3 dicas que eu considero muito importantes:
Gerenciar suas emoções, não apenas seu tempo: é isso mesmo? É!!! É isso mesmo, a falta de gestão das emoções, leva à procrastinação e esse comportamento está relacionado a deixar para depois aquilo que você não gosta ou que não é prazeroso, é preciso começar a mudar o comportamento diante das situações que a vida te oferece, para agir com mais inteligência emocional e, de fato, fazer uma boa gestão do tempo, a partir da gestão da sua emoção.
Elimine do seu dia a dia as tarefas que não estão te ajudando a atingir seus objetivos e dar foco no que é importante: Comece o dia resolvendo a atividade mais importante e a mais difícil, isso vai te ajudar a priorizar e selecionar o que realmente importa, delegue tarefas menos importantes. Todas as vezes que você precisar fazer algo de que não gosta ou sente-se inseguro, procure relacionar essa tarefa a um dos seus objetivos mais importantes.
A técnica Pomodoro: É bem simples. Primeiro, você escolhe a tarefa que precisa fazer, depois ajusta o temporizador por 25 minutos. Começa a fazer sua tarefa, evitando distrações, mantendo sempre o foco. Ao final dos 25 minutos, você faz uma pausa de 5 minutos. Se você está pensando que pegou o esquema e quer dividir seu dia em intervalos de 30 minutos e fazer 32 pomodoros, calma rsrss. Não é isso! Ficar extremamente focado durante todo o dia é desgastante e contra produtivo. Existem benefícios em deixar sua mente vagar também. Ajuda você a ser mais criativo, imaginar cenários futuros, a fazer autoavaliações, a ter insights que talvez você não teria se estivesse o tempo todo pensando na meta, meta, meta. Por isso, a sugestão é que você comece “de leve”: faça 4 pomodoros no seu dia. E sinta os resultados. Depois, faça 8 em outro dia, até chegar no máximo em 12 pomodoros.
Se você conseguir colocar em prática essas 3 dicas, com certeza a gestão do tempo não será mais um problema para você e isso fará toda a diferença na construção da sua liderança de alta performance. Com amor,
Márcia Berto | Prosperidade
Acompanhe a entrevista realizada com Douglas, um dos integrantes da banda e conheça o ALL AGES Solidário, um projeto que uniu forças por uma causa muito especial.