• 14/12/2024
25 Novembro 2024 às 09h36

Vigilância Sanitária de Arcos interdita atendimento oftalmológico irregular

Consultas gratuitas e óculos seriam oferecidos em um local que não possuía alvará sanitário e condições apropriadas para serviços de saúde. A ação contou com o apoio da polícia militar e visou proteger a população de riscos sanitários e financeiros.

Durante a semana, a coordenação da Vigilância Sanitária de Arcos, tomou conhecimento de uma equipe que viria a cidade, prestar atendimento oftalmológico no domingo, 24/11. A equipe da vigilância sanitária começou a realizar intenso monitoramento, até descobrir o local e horário dos atendimentos.

Segundo a Vigilância Sanitária, teria sido alugada uma casa de eventos na região Leste da cidade, para que se instalasse ali a estrutura dos serviços. Seriam ofertadas consultas gratuitas e óculos.

Conforme o Art. 99, inciso I, da lei estadual 13.317/99, constitui infração sanitária fazer funcionar sem licenciamento sanitário. A chamada "venda casada" é proibida, conforme rege as normas sanitárias.

No ato da ação, os fiscais apuraram ausência de alvará sanitário, ausência de oftalmologistas, bem como o local ser impróprio para atendimento de serviços de saúde. A polícia militar foi acionada, onde foi lavrado o boletim de ocorrência.

Ainda segundo a Vigilância Sanitária, durante a abordagem, a van que transportava os equipamentos, evadiu- se do local. Os atendimentos foram suspensos de imediato, pelos próprios responsáveis pela empresa prestadora de serviços de oftalmologia.

Das 13h até às 16h, os fiscais fizeram plantão no local, a fim de certificar se retornariam. Nesse período mais de 40 veículos com pacientes, passaram pelo local a procura de atendimento, onde foram informados que estava interditado o local e consequentemente os atendimentos.

Ismeraldino Beirigo da Silva, coordenador da Vigilância Sanitária, acredita que existe alguém agenciando esses serviços dessa empresa (que já se encontra em investigação), pois o local escolhido fica discretamente afastado, e que nos finais de semana não há expediente no setor de vigilância sanitária.

A Vigilância Sanitária alerta a população para que não caia nesses tipos de oferta de serviços de saúde. Além dos riscos para a saúde das pessoas, há a possibilidade de saírem lesados financeiramente.

VEJA TAMBÉM

O Espírito Solidário em ação: o show beneficente da banda ALL AGES

Acompanhe a entrevista realizada com Douglas, um dos integrantes da banda e conheça o ALL AGES Solidário, um projeto que uniu forças por uma causa muito especial.

13h40 13 Dezembro 2024