• 16/07/2025
19 Agosto 2024 às 11h08
Autor: Sandra Miramar de Andrade Pinheiro

POR QUÊ? PERDOAR...

O perdão se configura como uma atitude íntima, que busca uma ação conciliatória, entre o meu Eu, que quer nascer e florescer, trazendo à tona a luz. Contudo, se conflitua com um adversário, ideias, ideais, conceitos, preceitos que não mais se conciliam e produzem ruídos, dissonâncias afetivas, discordâncias magnéticas. Esse aspecto psicológico gera cisões, guerras energéticas e faz nascer uma dor profunda, que pode se prolongar por décadas e às vezes reencarnações.

Adversário que pode ser traduzido por meio de um ressentimento que insiste, persiste e luta para resistir. É um broto esverdecido que abortou, reflexo de ilusões, não consumadas, com roupagens desagradáveis e inóspitas e se projetam no outro, nomeado por mim, como um transtorno, ou sofrimento. Alguém que no passado atual ou remoto construiu uma relação de amor, de parceria, ou trabalho, de confiança e que foi esfacelada.

Há uma cantiga no ar, perene desde que Ele veio e anunciou, ser necessário ir ao encontro, se despir das sombras que recobre, o meu ser e assim, permitir que o outro seja ele, o que quer que seja. O outro na sua essência e condição de espírito imortal, único, singular, com o seu modo especial de processar as combinações, reinventá-las e criá-las, isento de qualquer prisão imposta a ele por mim. Respeitar a sua essência, no que existe de mais puro e belo, mas também, de equívocos e desvios, a inexistência de qualquer coerção, psíquica, emocional, física e moral.

A reconciliação com o adversário é essencial para a retomada do caminho de forma amorosa, cuidadosa ou deixar a oferenda no altar, na impossibilidade, ainda de reconciliar. Embora saiba, que a ação do não reconhecimento, tem como consequência a deglutição amarga do remorso que se fixa na consciência e no coração.

Quando Jesus anuncia um novo paradigma, o divisor de águas para a humanidade “atire a primeira pedra, aquele que estiver sem pecado” junto aos algozes da mulher adúltera, pela primeira vez os homens tiveram uma atitude conciliatória de saber que também erram, ou erraram e se foram.

Só essa atitude de conciliação ou do perdão, aciona os nossos recursos internos e divinos de tolerância com os deslizes internos e externos, permitindo a conexão com a alma das coisas, animadas e inanimadas, o fluir da vida, o sopro de Deus.

A atitude conciliatória de Eu para comigo permite a sensação de paz interior, de alegria genuína e de gratidão, pois, os limpos de coração verão a Deus, nos campos, nas flores, na relva, nos pássaros, nos animais, na criança, no ancião, os limpos dos resíduos do mundo.

Sandra Miramar de Andrade Pinheiro(1)

([email protected])

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, n.º 455, Bairro Brasília, Arcos–MG

Cursos gratuitos semanais (2ª feira) sobre o Espiritismo a partir de 12 de agosto de 19h30 às 21h.

Reuniões Públicas às terças-feiras às 20h e às quintas-feiras às 19h30.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09h30; às 17h Campanha do Quilo e às 18h30 Mocidade espírita.

 

Referências:

(1) PINHEIRO, Sandra Miramar de Andrade. Informativo: O amor é o caminho. Edição 002. Julho 2024.

 Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/pt/illustrations/compaixão-curando-perdão-8681194/   

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

Bombeiros controlam incêndio em pastagem na zona rural de Arcos

Uma queimada em área de pastagem mobilizou os bombeiros de Arcos no início da noite desta segunda-feira (14). A ação rápida da guarnição evitou que o fogo se alastrasse e trouxe a situação sob controle.

09h38 15 Julho 2025
Comunidade de Arcos é convidada para celebração dos 87 anos do município

Arcos comemora quase nove décadas de existência com um ato simbólico que une passado e presente. A cerimônia desta quarta-feira promete resgatar o sentimento coletivo de pertencimento e orgulho local.

17h15 14 Julho 2025
Prefeito de Arcos se reúne com Ministério Público Federal para tratar dos impactos da ferrovia da VLI na cidade

O prefeito de Arcos se reuniu com o Ministério Público Federal para discutir os problemas causados pela ferrovia da VLI na cidade. Entre as principais queixas estão o bloqueio de vias, o barulho excessivo e os riscos à segurança da população.

10h27 14 Julho 2025
Palestra sobre o Marco Regulatório reúne representantes do Terceiro Setor em Arcos

Representantes do Terceiro Setor participaram de uma capacitação sobre normas legais e parcerias com o poder público. O encontro abordou práticas para parcerias e destacou a importância da transparência na gestão das entidades.

10h24 14 Julho 2025
Pedro de Alcântara conquista bicampeonato no 2º Campeonato Absoluto de Xadrez de Arcos

Com talento e determinação, Pedro de Alcântara conquista o bicampeonato no 2º Campeonato Absoluto de Xadrez de Arcos-MG, destacando-se entre atletas de seis cidades da região em uma celebração vibrante do esporte local.

10h07 14 Julho 2025
Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros na BR-354 em Arcos

Um incêndio às margens da BR-354, em Arcos, mobilizou os bombeiros na manhã deste domingo. A rápida intervenção da equipe evitou que as chamas se espalhassem e comprometessem a segurança na rodovia.

08h10 14 Julho 2025
Bombeiros combatem incêndio em pastagem no Bairro Cidade Industrial

Na noite de sábado um incêndio em área de pastagem no Bairro Cidade Industrial, em Arcos, exigiu rápida ação do Corpo de Bombeiros. As chamas se espalhavam por uma extensa área e foram controladas antes de causar danos maiores.

08h07 14 Julho 2025