• 29/04/2024
08 Abril 2024 às 21h40
Fonte de Informação: Da Redação: Nicole Patrícia

Você conhece a TEAcolhe?

No Abril Azul, o Portal Arcos vem mostrar mais um pouco dessa instituição que acolhe familiares de pessoas autistas há cinco anos no município de Arcos

No dia 02 de abril, dia mundial de conscientização do Autismo, a TEAcolhe promoveu a 5ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. O intuito da Associação de Apoio aos Pais e Familiares de Autistas é conscientizar e engajar a população arcoense quanto à causa.

 

@teacolhe

 

Abril Azul

Além da caminhada, a instituição divulgou uma agenda contendo uma série de atividades a serem promovidas durante todo o mês de abril; mês esse estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mês da Conscientização do Autismo.

 

Serviços oferecidos pela TEAcolhe

Atualmente a TEAcolhe possui mais de 120 famílias cadastradas e promove a interação destas presencialmente e através de grupo de WhatsApp. Esse convívio promove o fortalecimento de vínculo das famílias que trocam experiências, informações e buscam soluções para os enfrentamentos diários.

A instituição entende a dificuldade de mães que não conseguem sair de casa sem o filho. Por isso várias ações do projeto são pensadas na inclusão da pessoa autista nas atividades. Além disso, são oferecidas rodas de conversa com pais e psicólogos, encontros para palestras e cursos destinados para os familiares.

As famílias são recebidas às quartas-feiras de 13 às 16h para cadastro e requerimento da CIPTEA (Carteirinha de Identificação da Pessoa Autista). A carteirinha une diversas informações em um único documento, dispensando, assim, a apresentação de laudo em diversas situações diárias para acessar direitos já conferidos por lei.

O atendimento também orienta as famílias sobre direitos como o BPC e cartão preferencial de estacionamento e como acessá-los. E, em breve, a TEAcolhe disponibilizará cordões de girassol: um acessório que possibilita a identificação da pessoa que possui deficiência oculta.

Para o futuro a TEAcolhe precisa equipar a sala para receber os familiares. Aline conta que foram doadas mesas, cadeiras, um notebook, mas faltam outros itens importantes: “ainda não temos telefone, impressora, ventilador, geladeira, espaço adaptado para as crianças”, explica.

 

História

Com sede inaugurada em 27 de novembro de 2023, a TEAcolhe é uma instituição que oferece acolhimento as famílias de pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista.

A instituição foi criada com a intenção de “Cuidar de quem cuida”, amparar quem, desde o diagnóstico, dedica sua vida a cuidar da pessoa no espectro. Está localizada à avenida Magalhães Pinto, n.400, sala 201.

Aline, membro da diretoria da instituição TEAcolhe Arcos, explica que essa é a primeira sede desde a sua fundação e que nos últimos cinco anos os encontros aconteciam em espaços privados: “Os membros da diretoria cediam suas casas e espaços eram oferecidos por parceiros, apoiadores da Associação. Em alguns momentos as reuniões e encontros aconteciam em locais públicos, como casa de cultura, câmara e escolas”.

Ela conta que a locação da sede foi doada pelo Sr. Adriano Veloso, proprietário da fazenda Estância do Leite, que manifestou intenção de ajudar a Associação após se sensibilizar ao presenciar uma mãe atípica com seu filho em um ambiente que frequenta. “Adriano nos procurou com a intenção de ajudar a TEAcolhe e compartilhamos com ele que estávamos com dificuldades em buscar recursos financeiros disponíveis para associações devido a falta de uma estrutura física que nos permitisse cumprir os objetivos estatutários da associação e assim ele se dispôs em pagar o primeiro ano de locação da sede.”

É preciso frisar a importância da comunidade e órgãos públicos para a manutenção de instituições como essa, tão necessárias para a sociedade como um todo. Que as leis alcancem a população não somente a nível de conhecimento, mas de cumprimento. Que políticas públicas sejam criadas para que essas pessoas sejam devidamente assistidas, possam se desenvolver e alcançar todo o seu potencial.

Aline deixa uma mensagem de agradecimento em nome da instituição para aqueles que doam, se doam e ajudam a manter viva a ideia inicial da associação dentro de todas as atividades e serviços oferecidos: “Gostaríamos de agradecer a todos, que direta ou indiretamente contribuíram com a Associação nestes 5 anos de existência. Neste momento, nosso agradecimento especial será aos vereadores João Paulo, Carlinhos, Ronaldo e Flávio que dentre as suas indicações para as emendas impositivas, lembraram da TEAcolhe. A eles nossos agradecimentos e estamos focados e empenhados na elaboração do plano de trabalho para que estejamos aptos a receber o recurso financeiro que será de grande importância para nossa estruturação”, finaliza.

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024