Com a finalidade de disseminar a cultura de prevenção a incêndios em lotes vagos na população, reduzir o pico de ocorrências de incêndio em terrenos nos períodos críticos e demonstrar aos municípios a importância da fiscalização na prevenção aos incêndios em vegetação, o Corpo de Bombeiros Militar em Arcos, iniciou a realização de vistorias em lotes vagos, conforme prevê a Operação Alerta Verde.
Inicialmente, os militares visitam os terrenos baldios, com vegetação alta e com histórico recorrente de incêndio. Itens como ausência de cercamento, que facilita o acesso e a ação de vândalos, e a presença de lixo/ entulho também são considerados, já que dependendo do material descartado incorretamente, um incêndio pode ter início ou sua propagação pode ser acelerada.
Os dados são condensados e podem ser acessados pela Prefeitura Municipal, que tem o poder e dever legal para fiscalizar e multar proprietários que com sua omissão ou negligência, contribuam para ocorrências de incêndio em vegetação.
Estudos apontam que medidas de prevenção tendem a custar cerca de 7 vezes menos que ações reparadoras. No caso de incêndios em lotes vagos, facilmente evitáveis, o acionamento de uma equipe de Bombeiros pode inviabilizar o seu emprego em ocorrências complexas e com risco à vida de cidadãos.
Além dos malefícios à fauna e flora, e causador de surgimento e agravamento de doenças em pessoas, provocar incêndio consiste em crime, que pode ocasionar ao autor, penas de multa e até prisão.
Fotos da vistoria ocorrida hoje, 04 de abril, no Bairro São José:
Uma queimada em área de pastagem mobilizou os bombeiros de Arcos no início da noite desta segunda-feira (14). A ação rápida da guarnição evitou que o fogo se alastrasse e trouxe a situação sob controle.
Arcos comemora quase nove décadas de existência com um ato simbólico que une passado e presente. A cerimônia desta quarta-feira promete resgatar o sentimento coletivo de pertencimento e orgulho local.
O prefeito de Arcos se reuniu com o Ministério Público Federal para discutir os problemas causados pela ferrovia da VLI na cidade. Entre as principais queixas estão o bloqueio de vias, o barulho excessivo e os riscos à segurança da população.
Representantes do Terceiro Setor participaram de uma capacitação sobre normas legais e parcerias com o poder público. O encontro abordou práticas para parcerias e destacou a importância da transparência na gestão das entidades.
Com talento e determinação, Pedro de Alcântara conquista o bicampeonato no 2º Campeonato Absoluto de Xadrez de Arcos-MG, destacando-se entre atletas de seis cidades da região em uma celebração vibrante do esporte local.
Um incêndio às margens da BR-354, em Arcos, mobilizou os bombeiros na manhã deste domingo. A rápida intervenção da equipe evitou que as chamas se espalhassem e comprometessem a segurança na rodovia.
Na noite de sábado um incêndio em área de pastagem no Bairro Cidade Industrial, em Arcos, exigiu rápida ação do Corpo de Bombeiros. As chamas se espalhavam por uma extensa área e foram controladas antes de causar danos maiores.