• 17/06/2024
07 Dezembro 2023 às 19h50

Conheça mais sobre a Doença Celíaca

A doença celíaca é uma intolerância hereditária em que o glúten, uma proteína presente no trigo, na cevada e no centeio, estimula a produção de certos anticorpos pelo sistema imunológico. Esses anticorpos danificam o revestimento do intestino delgado, resultando em má absorção dos nutrientes. Contudo, quando a pessoa com a doença deixa de comer alimentos que contêm glúten, a superfície do intestino delgado e seu funcionamento adequado se restabelecem.

 

O diagnóstico é baseado nos sintomas característicos e exame de uma amostra de tecido removido do revestimento do intestino delgado. A medição do número de anticorpos específicos produzidos quando uma pessoa com doença celíaca consome glúten também é um exame útil.

 

Em relação aos sintomas, destacamos:

- Os sintomas em adultos incluem diarreia (geralmente com fezes de aparência oleosa ou gordurosa), desnutrição, perda de apetite, perda de peso e fraqueza.

- Os sintomas em crianças incluem distensão abdominal, fezes volumosas e excepcionalmente fétidas e atraso do crescimento. Também podem parecer fracas, pálidas e apáticas.

- Aproximadamente 10% das pessoas com doença celíaca desenvolvem erupções cutâneas doloridas com prurido e pequenas bolhas – um quadro clínico chamado dermatite herpetiforme.

 

Tratamento:

A pessoa com doença celíaca precisa eliminar totalmente o glúten de sua dieta, pois mesmo pequenas quantidades podem provocar sintomas. A resposta a uma dieta sem glúten normalmente é rápida, e os sintomas desaparecem em uma a duas semanas. A suplementação para repor vitaminas (por exemplo, ácido fólico) e minerais (por exemplo, ferro) também pode ser recomendada pelo médico para pessoas com doença celíaca, de acordo com o caso.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você 😉

 

#endoarcos #endoscopia #colonoscopia #doençacelíaca #gluten #glutenfree #saude #gastroenterologia #intestino #intestinosaudavel #fraqueza #apetite #dietasaudavel

 

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo e teremos o maior prazer em te atender!

 

(37) 34052600

(37)998030594

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024