• 16/07/2024
09 Novembro 2023 às 10h55
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes é prorrogada

Prazo para atualizar o cartão de vacinação vai até amanhã (10/11)
SES-MG

A campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos foi prorrogada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para até amanhã (10/11), em todo o estado. Em Arcos, a campanha aconteceu de 23 de outubro a 04 de novembro, porém, segundo a secretaria de estado de saúde ela foi prorrogada e deve continuar até amanhã.

A reportagem do Portal solicitou informações da Prefeitura Municipal sobre locais e horários de vacinação no município. De acordo com divulgação realizada ontem (08/11) nas redes sociais da prefeitura, a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para se vacinar.

Segundo a secretaria de estado, a prorrogação foi feita para permitir que pais e responsáveis tenham alguns dias a mais para atualizar a caderneta de vacinação e garantir a imunidade de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A multivacinação é uma estratégia que visa facilitar o acesso da população elegível a várias vacinas em um único momento, simplificando a visita dos pais ou responsáveis às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a atualização do cartão de vacinação, em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação.

 

Vacinação

As vacinas disponibilizadas para a campanha previnem contra várias doenças, inclusive, algumas que já foram erradicadas no país. No caso das crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias então disponíveis a BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica c (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), tetraviral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.

Já as crianças a partir dos 7 anos de idade e os adolescentes poderão ser imunizadas contra a hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

 

Risco de reintrodução das doenças

De acordo com subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos, em matéria divulgada pela própria secretaria, é importante que os pais aproveitem os últimos dias para atualizar o cartão de vacinação, pois muitas doenças, até então erradicadas, correm o risco de serem reintroduzidas caso as crianças e adolescentes não se vacinem, como é o caso do sarampo e da poliomielite, que causa paralisia infantil.

VEJA TAMBÉM

Você está com problemas no amor, trabalho, faculdade ou com a sogra?

Infelizmente não podemos te ajudar com isso, mas podemos te ajudar a esquecer essas coisas enquanto você treina.

17h33 11 Julho 2024