• 05/05/2024
01 Novembro 2023 às 11h15
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Dra. Marta Gabriela fala sobre a importância da prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Para finalizar a série de matérias sobre a campanha Outubro Rosa que está sendo promovida pela massoterapeuta e esteticista Roberta Eler e a psicóloga Selma Rodarte, a reportagem do Portal Arcos entrevistou a médica ginecologista e obstetra Dra. Marta Gabriela, que falou sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.

Assim como é enfatizado na campanha Outubro Rosa que é realizada no mundo todo, Dra. Marta salientou que o mais importante é a prevenção para que se tenha um diagnóstico precoce.

“A prevenção é muito importante. Eu falo sempre que é muito melhor você ir ao médico para prevenir, fazer os exames e ver que não tem nada ou se tiver que achar alguma coisa que seja em uma faze inicial”.

Ela explicou que a melhor forma de prevenir o câncer de mama é por meio da realização da mamografia anualmente e, quando for necessário, fazer o ultrassom da mama. Também é importante que a mulher conheça o seu corpo e faça periodicamente o alto-exame.

Segundo Dr. Marta, esta prevenção deve ser feita por todas as mulheres e principalmente por aquelas que têm uma pré-disposição maior para a doença.

“Tem alguns casos que a mulher vai ter um pré-disposição maior para o câncer de mama, que é aquela mulher que teve uma ou mais histórias familiares positivas para o câncer de mama ou aquela mulher que nunca engravidou. Porque o câncer de mama ele é hormônio dependente, quando a mulher fica mais tempo exposta ao estrogênio, então ela vai ter um risco maior de câncer de mama. Também vale para as mulheres que fumam e que bebem.

 

Apoio Familiar

Dra. Marta também ressaltou a importância do apoio familiar após o diagnóstico do câncer de mama.

“Outra coisa que temos que preocupar, se teve o diagnóstico, é que o mais importante para esta mulher será o carinho e o apoio da família, principalmente do marido, porque a mama é um órgão sexual e o apoio do marido é muito importante para a resolução da doença”.

Dra. Marta finalizou a entrevista enfatizando que hoje em dia o câncer de mama tem um prognóstico bom e o tratamento é bom quando é feito na hora certa, por isso é importante realizar a prevenção para se ter um diagnóstico precoce, pois assim a chance de cura é ainda maior.

“Prevenção. Não deixe de fazer a mamografia e de conhecer o próprio corpo” – Dra. Marta Gabriela

VEJA TAMBÉM

Polícia Militar apreende 200 pinos de cocaína em Arcos

Casal tentou despistar a PM transportando duas crianças no carro, mas a droga foi encontrada e os autores presos.

18h16 03 Maio 2024
Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024