• 05/05/2024
31 Outubro 2023 às 11h07
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Outubro Rosa: Cristiane e Marcela Lima contam suas histórias e falam da importância do diagnóstico precoce

Em sequência à série de matéria sobre a campanha Outubro Rosa que está sendo promovida pela massoterapeuta e esteticista Roberta Eler e a psicóloga Selma Rodarte, hoje conheceremos a história de Cristiane que descobriu um câncer de mama após a realização de exames de rotina e a história de Marcela Lima, que foi diagnosticada com a doença durante a gravidez. Veja abaixo:

 

“Às vezes a gente pensa que já estamos apalpando e fazendo o toque, não estamos sentindo nada e por isto não precisamos procurar o médico” – Cristiane

Cristiane tem 49 anos e em julho deste ano ela foi diagnosticada com câncer de mama.

Para ela foi uma surpresa, pois o nódulo só foi descoberto após realizar seus exames de rotina.

“Eu fui para uma consulta na ginecologista para fazer um preventivo e ela me falou que pela minha idade eu também tinha que fazer outros exames. Eu fiz a mamografia e foi aí que veio o diagnóstico, onde apareceu um nódulo. A médica investigou e realmente era um câncer”.

Cristiane contou que o nódulo não era visível e nem fácil de sentir apalpando, por isto, foi possível descobrir apenas após a realização dos exames. Ela ressaltou que graças aos exames e ao diagnóstico precoce o nódulo estava bem pequeno e foi possível removê-lo sem ter que fazer a retirada da mama.

“Às vezes a gente pensa que já estamos apalpando e fazendo o toque, não estamos sentindo nada e por isto não precisamos procurar o médico. Não podemos fazer isso, temos que ir ao médico, ir ao PSF do bairro e fazer os exames regulares, porque muitas vezes o nódulo não é palpável e nós mesmos não conseguimos diagnosticar. Por isto é muito importante fazer os exames”.

Agora, após a retirada do nódulo, Cristiane aguarda o resultado da biópsia para saber qual será o próximo procedimento a ser feito.

Ao final da entrevista, Cristiane falou que o assunto sobre câncer de mama é algo delicado de ser tratado, porém, não deve ser deixado de lado. Também deixou uma mensagem: ‘para que outras mulheres não tenham medo do diagnóstico e que sempre procurem ir ao médico’.

“Não tenha medo de fazer o exame, eu fiz e quando eu recebi o diagnóstico fiquei assustada sim, mas com força e fé em Deus a gente continua seguindo e fazendo o tratamento. Procure um médico mesmo que você não esteja sentindo nada, mesmo que esteja tudo bem faça um exame, não deixe para depois. É muito importante esse diagnóstico precoce para um tratamento mais brando e menos agressivo. Tenha fé, tenha força e deixe o medo de lado pois Deus está à frente da nossa vida e ele cuida de tudo”.

 

“É extremamente importante o diagnóstico primário, quanto mais cedo descobre o câncer, mais chances tem de cura” - Marcela Lima

Marcela Lima já está tratando de um câncer de mama há um ano. Ela descobriu o nódulo durante a sua gravidez.  

Marcela nos contou que na época estava passando pelo quinto mês de gestação e que ao apalpar a mama sentiu que havia um nódulo. Porém, como a gestão altera toda a estrutura do corpo da mulher, chegou a achar que poderia ser apenas uma glândula. Mas, ainda assim ela decidiu ir ao médico.

“Partimos logo para os exames e fizemos a biópsia e ultrassom, pois eu não pude fazer a mamografia devido a gravidez. Foi aí que veio o resultado para a doença”.

Devido ao câncer de mama, Marcela teve que adiantar o parto e passar por uma cesárea, dando um período de apenas dois meses entre o diagnóstico e o nascimento do bebê. Cinco dias após a cesárea ela já iniciou o tratamento.

Marcela ainda está passando pelo tratamento. Para ela não foi fácil lidar com o diagnóstico durante a gravidez e também não é fácil passar pelo tratamento, porém, esta é a única forma de vencer a doença.

“É um tratamento longo, não é um tratamento fácil, mas, é a única coisa que vai proporcionar a cura, é o tratamento e acreditar que a gente vai ficar bem, afinal, a gente não nasce com a doença e existem recursos para que a gente corra atrás e consiga ficar livre”.

Ao final da entrevista, ela também ressaltou a importância de ser feito um diagnóstico precoce da doença.  

“É extremamente importante o diagnóstico primário, quanto mais cedo descobre o câncer, mais chances tem de cura”, ressaltou.

 

Campanha

Para trazer informações importantes sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama, a massoterapeuta e esteticista Roberta Eler e a psicóloga Selma Rodarte estão realizando uma campanha muito especial no ‘Outubro Rosa’.

Nesta campanha, elas juntamente com outras mulheres irão contar, por meio do Portal Arcos e de suas redes sociais, histórias de superação da luta contra o câncer e trarão informação sobre o tema. 

Roberta Eler e Selma Rodarte convidam a todos para estarem acompanhando as redes sociais @robertaeler @psicologa_selmarodarte @portalarcos para conhecerem todas as histórias que serão contadas de luta contra o câncer de mama e também receberem informações importantes da médica ginecologista Dra. Marta Gabriele e da psicóloga Selma Rodarte.

 

VEJA TAMBÉM

Polícia Militar apreende 200 pinos de cocaína em Arcos

Casal tentou despistar a PM transportando duas crianças no carro, mas a droga foi encontrada e os autores presos.

18h16 03 Maio 2024
Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024