• 05/05/2024
30 Outubro 2023 às 11h45
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

MASC: Câmara especializada em solução de conflitos por meio da Arbitragem, Mediação e Conciliação

No dia 19 de outubro foi realizada em Arcos a inauguração da MASC (Meios Adequados de Solução de Conflitos), que é uma Câmara especializada na solução de conflitos por meio da conciliação, mediação e arbitragem.

A MASC que é pioneira em Arcos e região, tem como sócios: a advogada Priscila Aparecida Borges Camões, que é professora universitária e mestre em Direito e Democracia; a advogada Pauliana Maria Dias que é professora universitária, mestre em Direito Processual; o advogado Placídio Ferreira da Silva que é professor universitário, especialista em direito do trabalho, mestre em soluções alternativas de controversas empresariais e doutorando em direitos e garantias fundamentais; e o advogado Mateus Henrique Vaz Cardoso, que é professor de Direito, oficial registrador de imóveis e oficial registrador de pessoas cíveis e jurídicas em cartório no estado da Bahia.  

A inauguração da MASC, que teve cobertura completa do Portal Arcos, contou com a presença de vários advogados de Arcos e região, com a presença do Diretor do IFMG campus Arcos Niltom Vieira Júnior e do prefeito municipal, Claudenir José de Melo.

 

“A MASC, que são os meios adequados de soluções de conflitos, é uma proposta inovadora para Arcos e região” – Priscila Camões

Em entrevista ao Portal Arcos, a advogada Priscila Camões falou sobre o grande diferencial da MASC, que traz consigo uma proposta inovadora para solução de conflitos.

“Acreditamos na interiorização da democratização de um modelo de justiça que venha desafogar o judiciário, conferindo mais celeridade, agilidade”, ressaltou.

Priscila explicou que a MASC trabalha com três serviços padrões, que é a mediação, a conciliação e a arbitragem. É um modelo de justiça privada, onde ao invés da pessoa resolver os seus conflitos no fórum por meio da justiça pública, ela pode pagar para resolver o conflito dela de forma mais rápida e sigilosa.

“Então se você vai ajuizar uma ação você não escolhe para qual juiz que vai cair, se tiver recursos o processo pode demorar 15 ou 20 anos dependendo da demanda. Já na arbitragem nós temos uma série de regras diferentes, por exemplo, você pode escolher quem vai julgar o seu caso, a decisão tem que sair em no máximo seis meses e não tem recurso, a decisão é irrecorrível. Então, isso confere muita celeridade ao procedimento e muita autonomia para as partes, porque elas podem deliberar sobre vários aspectos do procedimento, elas podem escolher se vão fazer a audiência presencial ou virtual, elas podem escolher qual direito que será aplicado”.

 

“Queremos levar ao conhecimento de todos os métodos e meios que são adequados para solução de conflitos” – Pauliana Maria Dias

A sócia Pauliana Maria Dias, que atua como advogada há 18 anos, contou que o projeto de iniciarem a MASC vem sendo desenvolvido há aproximadamente um ano “não só para prestação de serviços, mas também para levar informação para a sociedade”.

Segundo ela, por meio da MASC eles desejam levar ao conhecimento de todos os métodos e meios que são adequados para solução de conflitos, que são distintos do poder judiciário e que têm a mesma validade jurídica.

 

“A MASC vem como uma alternativa para somar esforços com o judiciário na tentativa de solucionar conflitos” – Placídio da Silva

Placídio explicou que com a MASC, ao invés das pessoas procurarem a solução de seus conflitos pela forma tradicional, elas irão procurar a própria MASC para a solução do problema.

“Tem muitos pontos positivos, pois tem a eficiência que o judiciário tem, mas, aqui nós temos a celeridade porque podemos atuar de forma especializada para resolver o conflito”.

Além disso, Placídio destacou que os serviços da MASC serão ofertados não somente em Arcos e região, mas para todo o Brasil.

“Esse é o grande diferencial da nossa empresa, porque a nossa pretensão é atuar em território nacional, porque iremos atuar tanto em formato presencial com sede aqui na cidade de Arcos e no formato virtual, onde conseguiremos atender qualquer parte do Brasil e até do mundo, porque hoje a internet ela é inclusiva e não tem fronteiras”.

Além de atenderem de forma virtual, se for solicitado pelo cliente, eles também poderão ir até o local desejado para a solução do conflito, seja em outra cidade ou estado. 

Para o sócio Mateus Cardoso foi um grande desafio finalizar o projeto de desenvolvimento da MASC,  

 

“Então essa empresa surgiu desse sonho de nós, enquanto acadêmicos e professores, de contribuir efetivamente para mudar uma realidade que nos assola, que é a morosidade do poder judiciário, pois ele está abarrotado” – advogada Priscila Camões

Ao final da entrevista, Priscila Camões ressaltou que todos da MASC irão desenvolver um excelente trabalho, pois, esta parceria surgiu do sonho de contribuir com o poder judiciário, levando para a pessoas a democratização da justiça.

Ela também deixou um convite para que as pessoas possam conhecer melhor o trabalho que é desenvolvido pela MASC.

“Eu gostaria de convocar as pessoas a nos visitar e qualquer pessoa que deseje uma palestra explicativa nós estamos abertos para isso, pois um dos objetivos da MASC e trazer a democratização da justiça”.

VEJA TAMBÉM

Polícia Militar apreende 200 pinos de cocaína em Arcos

Casal tentou despistar a PM transportando duas crianças no carro, mas a droga foi encontrada e os autores presos.

18h16 03 Maio 2024
Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024