• 02/05/2024
15 Agosto 2023 às 13h51

O ato da oração

Tem sido tempos difíceis em nosso planeta Terra! Temos presenciado acontecimentos desagradáveis que nos levam a refletir cada vez mais sobre a nossa conduta diante da sociedade. Muitas vezes, no nosso dia a dia, temos uma rotina corrida e sem percebermos, deixamos de recorrer a uma fonte de combustível valiosa e indispensável: a oração. 


O ato de orar, faz com que nosso pensamento se ligue ao Pai. Assim, quando oramos de coração aberto e de forma sincera, recebemos um auxílio que vem ao nosso encontro, para nos revigorar, fortalecer e nos dar coragem para seguirmos firmes no caminho da luz.


Em O Evangelho Segundo Espiritismo, os espíritos nos esclarecem:


O poder da prece está no pensamento; ela não se prende nem às palavras, nem ao lugar, nem ao momento em que é feita. Pode-se, pois, orar em toda parte, a qualquer hora, sozinho ou em comum. A influência do lugar ou do tempo prende-se às circunstâncias que podem favorecer o recolhimento. A prece em comum tem uma ação mais poderosa, quando todos aqueles que oram se associam de coração a um mesmo pensamento e têm o mesmo objetivo, porque é como se todos gritassem em conjunto e um uníssono; mas o que importa estarem reunidos em grande número, se cada um age isoladamente, e por sua própria conta! Cem pessoas reunidas podem orar como egoístas, enquanto que duas, ou três, unidas em uma comum aspiração, orarão como verdadeiros irmãos em Deus, e sua prece terá mais força que a das outras cem. 1


Ela é um instrumento perfeito, valioso e imensurável que nos conecta com a fonte criadora, nosso Pai, que é soberanamente justo e bom. Através da oração podemos fazer três coisas, conforme nos relata a espiritualidade na obra O Livro dos Espíritos:


“A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer.” 2
Muitas vezes, recorremos à oração somente nos momentos de provações, indecisões ou quando tudo não vai bem, e esquecemos da importância de tê-la como um hábito em nossa vida, recorrendo a ela em todos os momentos.


É importante que busquemos sempre agradecer, seja pelo novo dia que se inicia, pela chuva que cai, pelo alimento, pelo teto, por estarmos respirando, por exemplo, e quando tornamos isso como um hábito, veremos que mesmo nos dias mais difíceis, teremos algo para agradecer, porque se tivermos fé e confiança, saberemos que o auxílio sempre chega.


Vale ressaltar que através da prece conseguimos também praticar a caridade moral, que é quando nos deparamos com o sofrimento de alguém e em um ato de amor, doação e sinceridade oramos por ela, enviando assim, de maneira indireta, boas energias àquele irmão que necessita.


Deixo pra você, meu querido leitor, essa frase escrita pelo nosso saudoso Chico Xavier como lembrete:
“Continuem ligados na prece. A oração é a chama que não se apaga às ventanias do mundo, porque brilha na alma, nas entranhas do nosso próprio ser.” 3

 

Luz e paz a todos!
Vanessa Rosa
([email protected])

 


Centro Espírita Bezerra de Menezes
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.
Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.

Referências:

Kardec, A. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 15.
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Livro III. Capítulo 2. Questão 659. 
XAVIER, F. C. A chama da oração.
Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/p%C3%B4r-do-sol-garota-adora%C3%A7%C3%A3o-campo-585334/

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024
REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024