• 23/06/2024
15 Agosto 2023 às 13h51

O ato da oração

Tem sido tempos difíceis em nosso planeta Terra! Temos presenciado acontecimentos desagradáveis que nos levam a refletir cada vez mais sobre a nossa conduta diante da sociedade. Muitas vezes, no nosso dia a dia, temos uma rotina corrida e sem percebermos, deixamos de recorrer a uma fonte de combustível valiosa e indispensável: a oração. 


O ato de orar, faz com que nosso pensamento se ligue ao Pai. Assim, quando oramos de coração aberto e de forma sincera, recebemos um auxílio que vem ao nosso encontro, para nos revigorar, fortalecer e nos dar coragem para seguirmos firmes no caminho da luz.


Em O Evangelho Segundo Espiritismo, os espíritos nos esclarecem:


O poder da prece está no pensamento; ela não se prende nem às palavras, nem ao lugar, nem ao momento em que é feita. Pode-se, pois, orar em toda parte, a qualquer hora, sozinho ou em comum. A influência do lugar ou do tempo prende-se às circunstâncias que podem favorecer o recolhimento. A prece em comum tem uma ação mais poderosa, quando todos aqueles que oram se associam de coração a um mesmo pensamento e têm o mesmo objetivo, porque é como se todos gritassem em conjunto e um uníssono; mas o que importa estarem reunidos em grande número, se cada um age isoladamente, e por sua própria conta! Cem pessoas reunidas podem orar como egoístas, enquanto que duas, ou três, unidas em uma comum aspiração, orarão como verdadeiros irmãos em Deus, e sua prece terá mais força que a das outras cem. 1


Ela é um instrumento perfeito, valioso e imensurável que nos conecta com a fonte criadora, nosso Pai, que é soberanamente justo e bom. Através da oração podemos fazer três coisas, conforme nos relata a espiritualidade na obra O Livro dos Espíritos:


“A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer.” 2
Muitas vezes, recorremos à oração somente nos momentos de provações, indecisões ou quando tudo não vai bem, e esquecemos da importância de tê-la como um hábito em nossa vida, recorrendo a ela em todos os momentos.


É importante que busquemos sempre agradecer, seja pelo novo dia que se inicia, pela chuva que cai, pelo alimento, pelo teto, por estarmos respirando, por exemplo, e quando tornamos isso como um hábito, veremos que mesmo nos dias mais difíceis, teremos algo para agradecer, porque se tivermos fé e confiança, saberemos que o auxílio sempre chega.


Vale ressaltar que através da prece conseguimos também praticar a caridade moral, que é quando nos deparamos com o sofrimento de alguém e em um ato de amor, doação e sinceridade oramos por ela, enviando assim, de maneira indireta, boas energias àquele irmão que necessita.


Deixo pra você, meu querido leitor, essa frase escrita pelo nosso saudoso Chico Xavier como lembrete:
“Continuem ligados na prece. A oração é a chama que não se apaga às ventanias do mundo, porque brilha na alma, nas entranhas do nosso próprio ser.” 3

 

Luz e paz a todos!
Vanessa Rosa
([email protected])

 


Centro Espírita Bezerra de Menezes
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.
Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.

Referências:

Kardec, A. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 15.
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Livro III. Capítulo 2. Questão 659. 
XAVIER, F. C. A chama da oração.
Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/p%C3%B4r-do-sol-garota-adora%C3%A7%C3%A3o-campo-585334/

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

A criação de um Centro de Referência Especializado à Mulher em Arcos é pauta de Audiência Pública na próxima quinta (27)

Solicitado pelo vereador João Paulo Ferreira - Joãozinho (PSD), o evento é aberto ao público e será realizado no plenário da instituição, a partir das 19h.

18h04 21 Junho 2024
Subvenção de R$ 1,2 milhões destinada à Santa Casa é aprovada na Câmara

Segundo a justificativa do projeto, os recursos foram solicitados pela entidade para a manutenção das atividades hospitalares.

17h55 21 Junho 2024
Restituição aos servidores municipais que contribuíram com o Sistema de Aposentadoria Complementar é debatida na Câmara

O presidente Flávio Correia e os vereadores Ademar de Medeiros , João Paulo Ferreira, Kátia Mateus, Laerte Mateus, e Ronaldo Ribeiro debateram o assunto com o prefeito Claudenir José de Melo, representantes do STMA e servidores públicos do município.

18h20 20 Junho 2024
Prefeitura de Arcos sanciona Lei de autoria do vereador Ronaldo Ribeiro

Lei aprovada dispõe sobre o recolhimento, recebimento e depósito de sobras de materiais de construção para doação às pessoas carentes e entidades beneficentes ou habitacionais.

19h53 18 Junho 2024