• 14/05/2024
16 Junho 2023 às 11h00
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Prefeito Baiano e secretário de obras Daniel Mendonça falam sobre a pretensão de construir uma UPA 24 horas em Arcos

Na manhã da última quinta-feira (15), o prefeito Claudemir José de Melo (Baiano) divulgou em suas redes sociais tudo o que já está sendo feito pelo Governo Municipal para construir uma UPA 24 horas em Arcos.

O terreno onde ele pretende construir a UPA 24 horas fica na Avenida João Vaz Sobrinho, trecho I, ao lado da praça ‘Arcoenses Ausentes’. Quem passa pelo local já consegue ver que já está sendo feita a limpeza do terreno.

Para obter mais informações sobre a pretensão de construir uma UPA 24 horas em Arcos, a reportagem do Portal Arcos entrevistou o Prefeito Baiano e o Secretário de Obras, Daniel Mendonça.

Em entrevista, inicialmente o prefeito disse que o intuito da administração municipal é organizar a saúde de Arcos. Segundo ele, a Santa Casa teve os seus problemas, em vias de fechar, mas que a prefeitura socorreu a entidade e por isso, hoje ela está batendo as metas do SUS, está realizando cirurgias, está com bloco novo, aparelhagem e maternidade nova. Já o hospital São José segue funcionando, porém, todos os custos são do município.

“O que a gente precisa? Equacionar isso. Para isso nós precisamos hoje de uma UPA, pois ela tem muitos atendimentos que não têm no São José, e ela tem o cofinanciamento do Governo Federal e do Governo do Estado”, explicou. Com isso, segundo ele, a UPA 24 horas será para urgências e emergências e vários outros atendimentos.

 

“Iremos buscar os recursos, mas, mesmo que a gente não consiga o recurso total do Governo Federal o município de Arcos irá colocar recursos próprios [...] ” – Prefeito Claudenir José de Melo

Prefeito Baiano explicou que no momento eles estão no ‘ponta pé’ inicial para limpar o terreno, para que assim possa receber a construção. Para isso, foi enviando um projeto para ser votado na Câmara Municipal.

Segundo o prefeito, caso o projeto seja aprovado, ele irá procurar o apoio de deputados e senadores, alguns que já até se comprometeram em ajudar, para conseguir recursos. Mas, caso não consiga, o município irá utilizar o próprio recurso.

 

Andamento da obra

Ele também disse que se o projeto for aprovado pela Câmara, o próximo passo será realizar a drenagem da água do terreno. Segundo ele, o local tem características de brejo.

O prefeito explicou que o terreno foi escolhido – na Avenida João Vaz Sobrinho, trecho I, ao lado da praça ‘Arcoenses Ausentes’ – devido ele ser de fácil acesso.

“Acredito que bem rápido a gente vai ter o nossa UPA, só que o bem rápido não é amanhã e nem o mês que vem, pois ainda temos essa parte da aprovação da Câmara e depois iremos buscar os recursos. Mas, mesmo que a gente não consiga o recurso total do Governo Federal o município de Arcos irá colocar recursos próprios para termos esta UPA, para dar uma assistência maior a população de Arcos”.

 

Projeto já está sendo elaborado

Na oportunidade a reportagem do Portal Arcos também conversou com o Secretário Municipal de Obras Daniel Mendonça, que nos adiantou que o projeto arquitetônico da UPA 24 horas já está sendo elaborado.

“Já está sendo elaborado o projeto arquitetônico, o levantamento topográfico, a desafetação do terreno e já foi feito um projeto de lei que já está junto à Câmara para ser votado”.

Ele também aproveitou para falar sobre a escolha do terreno: “A escolha do terreno foi determinante, porque o terreno tem três acessos, é um terreno voltado para a avenida João Vaz Sobrinho, onde vai ter área de estacionamento, é em torno de uma área de 3.500m². Então estaremos fazendo o projeto de forma que possa ser ampliada futuramente caso seja necessário aumentar a demanda”.

VEJA TAMBÉM

O dia em que Maria Eduarda foi uma policial

Menina de 5 anos que sonhava em ter festa de aniversário com o tema policial, realiza sonho e recebe visita de policiais militares.

16h46 13 Maio 2024