• 02/03/2024
02 Junho 2023 às 18h39

Por que eu escolhi Odontologia?

Hoje o assunto é um pouco diferente. Eu sempre falo sobre a saúde bucal da mulher, mas hoje quero falar porque escolhi essa profissão.


A área da saúde sempre me chamou atenção, desde muito nova. Mas, nunca pensei em odontologia.

Quando estava no ultimo ano do ensino médio e o momento de prestar o vestibular se aproximava, eu estava indecisa e não sabia o que queria. Resolvi esperar um tempo para pensar e tomar uma decisão certa.

 

Nessa época eu comecei a trabalhar em um consultório odontológico de auxiliar de dentista. E foi nesse momento que começou a surgir uma paixão no meu coração pela odontologia. 

 

Nesse trabalho, eu auxiliava os dentistas  em cirurgias, tratamento de  canal, odontopediatria (atendimento infantil).

 

Era improvável para mim ser dentista , pois, não havia curso de odontologia  perto da minha cidade. Para estudar, eu teria que mudar de cidade e os custos seriam muito altos.

 

Então, resolvi fazer pedagogia (nada haver comigo, foi uma escolha impulsiva). Cheguei até a fazer a prova do vestibular, passei, matriculei e nunca fui assistir uma aula.

 

O que eu não sabia era que Deus estava preparando tudo para mim.

 

Mudei de emprego, fui trabalhar em uma empresa de medicina ocupacional. Nesse mesmo ano abriu o curso de odontologia em uma cidade próxima da minha (nem tanto). Era 1:30h de viagem, todos os dias.

 

Era um sonho fazer odontologia, mas, parar de trabalhar para estudar não era uma possibilidade.

 

Dentro dessa empresa, tive pessoas que foram muito importantes e que facilitaram esse processo. Tive oportunidade de trabalhar em horários flexíveis. 

 

Confesso que foi muito difícil conciliar meu trabalho, faculdade e a rotina de viagem.

 

Depois de formada,  resolvi seguir um caminho diferente dos meus colegas de trabalho, que é cuidar da SAÚDE BUCAL DA MULHER.

 

Eu sempre quis trabalhar com mulheres, até pensei na harmonização facial, mais no fundo não era o caminho que eu gostaria de seguir.

 

Eu me formei pelo Centro Universitário UNA, na graduação eu sempre gostei dos casos mais complexos e sempre acreditei que saúde da boca e do corpo não se separam.

 

Quando me formei tive a coragem ou talvez audácia de já começar com os atendimentos somente para mulheres.

 

Não tive muitas referências na periodontia aplicada a saúde da mulher, foi um caminho no qual tive que desbravar com muita dedicação e estudos, afinal, sou pioneira dessa área na minha região.

 

Posso afirmar que foi a melhor escolha que fiz, atuar diretamente com a saúde bucal da mulher.

 

Gosto da forma que conduzo meus atendimentos, de ouvir as histórias sobre relacionamento, filhos, trabalho e arrisco dizer que toda dentista é um pouco psicóloga também.

 

Eu escolhi e escolho cada dia ajudar mulheres a terem saúde 

 

‘’Ser dentista, além do jaleco...’’ É o que eu levo comigo, não é só um simples procedimento, é conversar, explicar, orientar, esclarecer todas as dúvidas, tentar acalmar o paciente antes do procedimento e fazer o atendimento da melhor forma possível dentro de todo conhecimento que adquiri ao longo desses anos de estudo.

 

Letícia Lopes | Dentista

Cuido da SAÚDE BUCAL DA MULHER previnindo doenças bucais relacionadas as condições endócrinas femininas
💎 Expert em Clareamento Dental
Saiba mais 👇🏻✨

draleticialopes.com/links

 

VEJA TAMBÉM