• 19/05/2024
15 Maio 2023 às 11h45
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Comitê de Combate às Arboviroses realiza audiência pública na Câmara Municipal

Na última quinta-feira (11) foi realizada na Câmara Municipal uma Audiência Pública pelo ‘Comitê de Combate às Arboviroses’. A audiência aconteceu no plenário da Câmara Municipal, às 18h.

Estavam presentes: os dois integrantes do Comitê, o advogado Aristides Beraldo Garcia e o agente de endemias e educador em saúde José Donizetti Barbosa; o Secretário Municipal de Saúde Thiago Carvalho; a Coordenadora da Atenção Primária Silvana Lima; N em Arcos; e algumas enfermeiras e agentes comunitárias de saúde.

No início, Aristedes explicou que o intuito da audiência era levar informação aos empresários em geral, diretores e professores de escolas sobre a situação da Dengue em Arcos e sobre os trabalhos que devem ser desenvolvidos para combater e reduzir os casos da doença no município.

“O nosso intuito é de conversar com diretores das escolas, com o comércio e empresas para que eles possam levar essa mensagem para os alunos, funcionários e familiares sobre a situação da Dengue no município e sobre os trabalhos a serem feitos para combatê-la”.

 

“[...] Precisamos fazer um trabalho de preparação e não deixar para fazer só o paliativo. Para isso, precisamos ter a parte educativa de orientar as pessoas” – José Donizetti

Em seguida foi passada a palavra a José Donizetti Barbosa, que é agente de endemias e educador em saúde. Ele contou que o setor de endemias junto com a Secretaria Municipal de Saúde está legalizando em Arcos o trabalho de Educador em Saúde, com o intuito de educar e levar informação para as escolas, empresa, igrejas e a comunidade em geral.

Com isso, o objetivo do trabalho de Educador em Saúde juntamente com o Comitê é de desenvolver um trabalho educativo junto à comunidade, para reduzir os casos de Dengue.

“Entre os meses de setembro e abril a curva estava sempre subindo e depois abaixou. Então queremos fazer esses trabalhos para não deixar essa curva subir tanto nos períodos mais violentos. Isso é importante, pois as arboviroses hoje geram uma sobrecarga na saúde. Então precisamos fazer um trabalho de preparação e não deixar para fazer só o paliativo. Para isso, precisamos ter a parte educativa de orientar as pessoas”, explicou.

 

Visita dos Agentes de Endemias

José Donizetti também falou sobre os trabalhos de visitação dos Agentes de Endemias em Arcos.  “O ministério da saúde preconiza que 80% dos imóveis do município sejam visitados. Nós aqui em Arcos conseguimos visitar no primeiro bimestre 81,5%, nos meses de janeiro e fevereiro, meta realizada.  Já no segundo bimestre, meses de março e abril a porcentagem foi ainda melhor, com 88,6% dos imóveis visitados”.

Atualmente o setor de Endemias conta com 34 agentes nas visitas residenciais e quatro agentes não treinados para trabalhar em PE (Ponto Estratégico) como: borracharias, oficinas, ferro velho e outros locais que têm maior incidência de criadouros do Aedes Aegypti.

O trabalho do Setor de Endemias já está sendo feito, agora é necessário que a população abrace a causa e receba em suas residências os agentes de endemias e faça todas as ações de combate à proliferação do mosquito.

 

Próximos trabalhos

Ao final José Donizetti comentou que eles pretendem, em breve, realizar uma nova audiência pública, e que os próximos trabalhos educativos serão realizados nas escolas.

“O nosso próximo trabalho deve ser nas escolas. Nós estávamos com três escolas marcadas, mas por causa dos incidentes que teve com as crianças as diretoras pediram para não estar fazendo visitas. Mas iremos procurá-las na próxima semana para iniciarmos os trabalhos”.   

 

VEJA TAMBÉM

Atenção, motorista: passarela da BR 354 será içada neste domingo, por isto, utilize rotas alternativas

A Secretaria de Obras já antecede os pedidos de desculpas pelos transtornos, mas ratifica que eles visam um bem muito maior: a resolução definitiva do problema de segurança para os pedestres na região

16h26 17 Maio 2024