• 17/09/2024
20 Março 2023 às 13h23

Você já agradeceu hoje?

As regras de educação e etiqueta social ditam normas que a pessoa deve seguir, no caso de ser beneficiada com algum obséquio. Retribuir, ser gentil, dizer “muito obrigado”, são ações que fazem parte desses preceitos de bons modos e que, geralmente, são ensinadas por nossos pais a nós, e por nossa vez, repassamos aos nossos filhos também. 

 

Entretanto, a importância da gratidão vai além, pois é uma virtude moral que transcende à simples retribuição por bons modos, expressos em regras de conduta social que dão o verniz da civilização. Ser grato a qualquer um, por qualquer motivo, em variadas situações, denota uma compreensão diferente da vida, raramente encontrada no nosso meio.

 

Agostinho de Hypona (Espírito), em O Evangelho segundo o Espiritismo, discorre magistralmente sobre este tema e diz ser, a ingratidão, um dos frutos diretos do EGOÍSMO. (1) De fato, quem não é grato por um favor que recebe é porque se julga merecedor de tal favor, entendendo que aquele que o prestou nada mais fez que sua obrigação. E é exatamente o que ocorre: por egoísmo, só vemos o nosso próprio universo e pensamos que ele é melhor, maior e mais perfeito do que o dos outros. Consequentemente, todos ao nosso redor precisam estar ao nosso dispor para nos servir, nunca o contrário. Isso se chama ORGULHO, ilusoriamente colocando-nos num patamar de valor que não condiz com a realidade. Essa análise fica mais séria quando se trata da nossa relação com Deus.

 

O Apóstolo Paulo, convida-nos: “Em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (2) Veja o diferencial: em tudo! E por quê? Esta é a vontade de Deus! O leitor admirar-se-á com tal conselho, que nos estimula a não só aceitar, mas também, ser agradecidos por todas as situações que permeiam nossa vida, inclusive, as ruins, as desagradáveis, aquelas que, pelo contrário, gostaríamos de reclamar. Aqui não se trata, absolutamente, de submissão irracional, falta de ação ou indolência. Trata-se de entender o mecanismo da Lei de Deus, que, sendo perfeita, rege todo o Universo de forma imparcial e justa. Desta forma, precisamos aceitar, que nem sempre tudo está bem, mas sempre tudo está certo. Do contrário, Deus teria errado, do alto de Sua INTELIGÊNCIA SUPREMA, e nós, simples Espíritos, estaríamos certos.

 

Em O Livro dos Espíritos, aprendemos que, “A lei de Deus é a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta”. (3) Então, o convite do apóstolo aponta para nós, ações assertivas, tais como entendimento e resignação (isso não significa falta de luta, mas luta inteligente!) perante o Criador e algo mais simples ainda: dar graças, ser grato, ter o coração aberto. A própria Ciência, através de trabalhos acadêmicos sérios, com resultados aferidos meticulosamente, tem aconselhado a gratidão como sendo terapêutica e profilaxia eficazes para uma vida melhor, quando conclui que essa prática, quando vinda do coração, confere bem estar físico e psíquico, além de um sistema imunológico mais forte e eficaz, garantindo saúde e força ao corpo físico e à mente.

 

Queridos amigos leitores, convidamos a todos para uma vida melhor, parafraseando o benfeitor espiritual Emmanuel:

 

Roguemos à Providência Celeste suficiente luz para que nossos olhos identifiquem o celeiro da graça em que nos encontramos e a cegueira íntima que nos faz tropeçar em obstáculos, onde só existe o favor divino. Que não nos espantem dificuldades ou imprevistos dolorosos. Rendamos graças, pois, por todas as experiências do caminho evolutivo, na santificante procura da Vontade Divina, em Jesus-Cristo, Nosso Senhor. (5)

 

Gratidão a todos!

 

Ana Dulce Pamplona Frade

([email protected])

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.

Referências:

  1. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Cap. XIV, item 9.
  2. I Ts, 5:18.
  3. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 614.
  4. XAVIER, Francisco Cândido. Pão Nosso. Capítulo 100.

 

Fonte da imagem: Disponível em < Imagem de Luisella Planeta Leoni LOVE PEACE 💛💙 por Pixabay> Acesso em 20/03/2023.

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

AUTOEXAME BUCAL

14h21 17 Setembro 2024