• 03/05/2024
16 Janeiro 2023 às 09h13

Bem aventurados os aflitos!

Bem aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, porque o reino dos céus é para eles. [1]

 

Essas palavras do mestre Jesus nos indicam que nossa existência terrestre é marcada por vários percalços que devemos superar para alcançar a evolução espiritual.

 

 Já foi dito que a Terra pertence a categoria de planeta de Provas e Expiações, cuja característica principal é a predominância do mal sobre o bem, ou seja, a maioria dos Espíritos que aqui se encontram são de nível inferior, ainda voltados para o mal, sejam encarnados, sejam desencarnados. Por esse fato, que ainda é visto por todo o planeta, dor, sofrimento, miséria, dificuldades em geral.

 

Mas já foi dito também que nosso planeta está passando pela transição para um nível superior, o de planeta de Regeneração, onde o bem prevalecerá. Até lá, ainda veremos e passaremos por diversas dificuldades em nossa existência. Mas por quê essas dificuldades existem? Temos duas causas geradoras das dificuldades: as causas que são anteriores, ou seja, erros cometidos em encarnações passadas, e as causas atuais, ou seja, erros que cometemos na nossa presente encarnação.

 

Basta somente passar pela aflição para encontrarmos o caminho correto a seguir? Não, e o Espírito Lacordaire, em uma comunicação em 1863 na cidade de Havre, na França, nos diz que:

 

Quando o Cristo disse bem aventurados os aflitos, que deles é o reino dos céus, não se referia àqueles que sofrem em geral, porque todos aqueles que estão nesse mundo sofrem, estejam sobre o trono ou sobre a palha; mas, ah, poucos sofrem bem, poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus. Bem aventurados os aflitos pode, pois, ser traduzido assim: bem aventurados aqueles que tem oportunidades de provarem sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão em cêntuplo a alegria que lhes falta na Terra, e depois do trabalho virá o repouso. [2]

 

Portanto meus amigos, sigamos firmes no propósito de superar as dificuldades, com resignação e fé no futuro, cientes de que tudo está sob os desígnios de Deus.

 

Um fraternal abraço a todos e uma ótima semana!

Éverton Silva

([email protected])

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.

Referências:

  1. MATEUS, S. 5: 4,6 e 10.
  2. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo V, pág. 62

Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/ Acesso em 09/01/2023.

 

 

 

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024