• 16/05/2024
10 Janeiro 2023 às 11h52
Fonte de Informação: Da Redação - Cacília Calixto

Professora Lara Naine retorna de sua capacitação em Portugal

Em entrevista ao Portal Arcos ela falou sobre sua experiência e sobre como serão os trabalhos neste ano para capacitar outros professores

A professora Lara Naine Rodrigues, que leciona na Escola Municipal Yolanda Amorim de Carvalho, voltou de sua capacitação realizada na cidade do Porto, em Portugal. Ela foi uma das duas pessoas escolhidas em todo o estado de Minas Gerais para realizar uma capacitação na Universidade do Porto, com tudo pago, por meio do programa ‘Tempo de Aprender’.

Em entrevista ao Portal Arcos, ela contou sobre como que foi a capacitação e como serão os trabalhos em 2023 para capacitar outros professores.

 

Programa Tempo de Aprender   

“Dos cinco países que falam a língua portuguesa o Brasil é o que tem mais dificuldade na execução e é aí que surge a preocupação” – Lara Naine

Lara iniciou explicando sobre o intuito da capacitação e do programa ‘Tempo de Aprender’. Segundo ela, o programa é voltado para capacitar professores e desenvolver o processo de alfabetização das crianças que tiveram dificuldade de aprendizado nos últimos anos.

“Dos cinco países que falam a língua portuguesa o Brasil é o que tem mais dificuldade na execução e é aí que surge a preocupação, porque nós já temos escolas de qualidade, temos um investimento na educação muito maior que nesses outros países, muito maior que em Portugal, então, porque que está dando errado?”, comentou.

Segundo ela, sempre ouve uma preocupação com relação à alfabetização, porém, após o período de pico da pandemia da Covid-19 a preocupação ficou ainda maior. Antes da pandemia as professoras se preocupavam quando um aluno terminava o 1º ano sem saber ler, porém, agora tem casos onde a criança chega no 4º ou 5º ano nesta condição. “Então é algo assustador que está acontecendo em nível mundial e é ainda mais agravante em locais periféricos, com famílias carentes”.

Então, para começar a resolver essa questão foi criado em 2019 a Secretaria de Alfabetização e, por meio dela, foi criado o programa ‘Tempo de Aprender’, que conta com vários eixos, dentre eles: um programa de incentivo à leitura, programa envolvendo as famílias e programa de formação de professores. 

 

Experiência adquirida

Lara Naine foi para Portugal em 05 de novembro de 2022 e retornou em 17 de dezembro. Segundo ela, foram sete semanas intensivas e corridas, estudando o dia todo. “Nós acordávamos muito cedo, corria para pegar o metrô para ir para a faculdade, onde nós ficávamos a manhã toda. A gente almoçava correndo na faculdade e corria para a outra faculdade, onde estudávamos até às 17:30h, tomávamos um café e íamos para o curso que tinha a noite. E no sábado de amanhã tinha aula”, comentou.

Além disso todos os professores tiveram que elaborar trabalhos, artigos, projetos e apresentar em conferência para os professores da Universidade. Nas apresentações ela se destacou, sendo convidada para apresentar duas vezes.

A apresentação de Lara também trousse benefícios para a cidade de Arcos. Ela contou que a diretora propôs uma parceria com o município de Arcos, por ter gostado da forma em que são aplicados os trabalhos em nossa cidade. “Ela propôs uma parceria para investir aqui na cidade, para ajudar principalmente neste projeto de alfabetização”.

Além disso, Lara informou que eles irão transformar o curso ‘alfabetização Baseada na Ciência’ em uma pós-graduação gratuita, o que irá gerar uma valorização na carreira dos professores e mais pontuação no plano de carreira.

 

Realização da capacitação em outras escolas

Após fazer a capacitação, Lara terá que repassar essa capacitação para todas as escolas que a convidarem, seja em Arcos ou em outras cidades.

“Neste ano de 2023 eu tenho um compromisso com o MEC, de que onde eu for convidada eu tenho que ir para fazer a capacitação. Ainda é muito cedo, mas, até agora eu já recebi dois convites, um de Formiga de uma escola particular e aqui em Arcos”.

 

“Foi algo surreal, eu fiquei encantada e maravilhada, foi uma oportunidade de ouro” – professora Lara Naine

Ao falar sobre a oportunidade que teve de fazer a capacitação em Portugal, ela disse ficou muito feliz e que o conhecimento adquirido será algo que ela irá levar sempre consigo.

“Foi algo surreal, eu fiquei encantada e maravilhada, foi uma oportunidade de ouro. E uma coisa que comentávamos lá é que mesmo se não conseguirmos passar tudo adiante por questões políticas é algo que nós adquirimos conhecimento e por isso, é algo que ninguém vai tirar de nós”.

Ao final ela agradeceu a todas as pessoas que a apoiaram e ajudaram a fazer a capacitação.

“Eu quero agradecer a prefeitura que me apoiou em todos os sentidos, as minhas colegas de trabalho e as gestoras das escolas que eu trabalho que me apoiaram muito. O Baiano que buscou um patrocínio para mim no Sicoob União Centro Oeste e eles me ajudaram financeiramente. Agradeço a escola particular que eu trabalho também, porque mesmo eu indo pela prefeitura eles me apoiaram financeiramente e emocionalmente, eles me incentivaram muito. Agradeço a minha família, porque se não fossem eles me apoiando não daria certo. Meu namorado e todas as pessoas que acreditaram em mim, rezaram por mim e torceram por mim, isso foi crucial”.

VEJA TAMBÉM

Que formato tem?

A Escala de Bristol revela muito sobre a saúde do seu intestino.

08h32 14 Maio 2024
O dia em que Maria Eduarda foi uma policial

Menina de 5 anos que sonhava em ter festa de aniversário com o tema policial, realiza sonho e recebe visita de policiais militares.

16h46 13 Maio 2024