• 17/06/2024
09 Janeiro 2023 às 11h38

ANSIEDADE, A MARCA DESSE TEMPO

Há um questionamento frequente nos Centros Espíritas, a respeito da ANSIEDADE que assola a humanidade terrestre atualmente.

 

O aumento marcante no consumo de medicamentos ansiolíticos é um fato, as doenças geradas pela ansiedade, assim como a procura por tratamentos neste sentido. O homem está cada vez mais ansioso procurando não sabe o quê; precisando de algo que não sabe o que é; sem saber a causa da profunda frustração que o atinge, sem saber para onde vai, nem o que precisa para ser feliz.

 

Parece ser uma marca registrada desse tempo.

 

Em O Livro dos Espíritos, há muitas questões sobre isso e os Espíritos superiores respondem que “A lei de Deus está escrita na consciência e é a única verdadeira para a felicidade do homem, indicando-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta.” (1) Desta forma, o grau de infelicidade do homem é proporcional ao grau de corrupção que ele é capaz de fazer em relação à Lei Divina que rege as nossas vidas.

 

Além disso, os amigos espirituais dizem:

 

O homem carnal, mais preso à vida corporal do que à vida espiritual, tem na Terra, apenas sofrimentos e prazeres materiais. Sua felicidade apenas consiste na satisfação fugaz de todos os seus desejos. Sua alma, constantemente preocupada e angustiada pelas dificuldades da vida, mantém-se num estado de ansiedade e de tortura perpétuas. (2)

 

Repare que este trecho parece ter sido escrito em 2022, mas não foi! Foi escrito em 1857!  

 

Estes sábios também dizem que, ao contrário do homem carnal, o chamado homem espiritual, mesmo estando encarnado, busca sua satisfação e prazer na vida espiritual, ou seja, no entendimento das Leis do Criador, no auxílio ao próximo e à comunidade, na busca da melhoria de si mesmo, desvencilhando-se dos defeitos que foram gerados no egoísmo.

 

Esta é melhor terapia para a ansiedade e para todos os males que estão campeando em nosso mundo.

 

Se você, amigo leitor, está nessa situação, não se desespere. Busque o tratamento da Terra, através da Ciência, mas busque, sobretudo, a melhoria íntima. Procure munir-se de conhecimentos para vencer a si mesmo, combatendo o bom combate, como nos instrui o apóstolo Paulo em suas epístolas (3), evite a autocomiseração, siga em frente dando o seu melhor, e as dificuldades que lhe impedem de crescer vão diminuindo, bem como o sofrimento causado pela ansiedade.

 

Abraços fraternais!

 

Ana Dulce Pamplona  

[email protected]

 

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.

 

Referências:

  1. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 614. (Gripo nosso)
  2. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 941. (Gripo nosso)
  3. 2Tm, 4:7-8

Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/ Acesso em 09/01/2023.

 

 

 

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024